Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, em sua maioria, apresentam dificuldades sensoriais. Para elas, essa característica é desafiante e esmagadora na sua relação com o “outro”, no seu processo de socialização e inclusão. Este livro foi construído partindo da prática e da observação do incômodo que as pessoas com TEA sentiam aos estímulos que elas eram expostas.
Este livro responde se o trabalho com oficinas multissensoriais de corpo/movimento pode contribuir para potencializar processos de sociabilização e aproximação com o “outro”. A pesquisa, realizada para conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF) foi desenvolvida na Clínica – Escola do Autista, tendo como objetivo romper barreiras sensoriais que constituem transtornos comportamentais na vida dessas pessoas.
Aqui estão descritas intervenções (interações), projeto da oficina multissensoriail, ananmese, protocolos, que conduzem ações que visam ao “encontro entre corpos”. São descritas as observações, os dados colhidos e experimentados e os registros das tentativas e os resultados adquiridos com as intervenções realizadas.
SUMÁRIO:
PREFÁCIO 19
INTRODUÇÃO 23
Por que o Transtorno do Espectro Autista? 25
Alguns apontamentos sobre as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Município de Itaboraí 28
A corporeidade e as sensações na criança com TEA – Transtorno do Espectro Autista 32
TEA – Transtorno do Espectro Autista e a desordem sensorial 39
Breve histórico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 39
O sistema sensorial no Transtorno do Espectro Autista 42
Sistema Tátil 44
Sistema Olfativo 45
Sistema Visual 45
Sistema Auditivo 46
Sistema Vestibular 47
Sistema Gustativo 48
Sistema Proprioceptivo 48
Desordem de integração sensorial 51
Avaliação da desordem sensorial 57
Teoria de integração sensorial 61
Terapia/Intervenção em Integração Sensorial 63
Estratégias de Intervenção Sensorial 64
Sala de Intervenção Sensorial 65
RESULTADOS 69
Análise Pré-Atividades da
Oficina multissensorial 69
Análise das Atividades da
Oficina Multissensorial 84
Análise dos Resultados Pós-Oficina 91
Conclusões 94
Perspectivas 95
PÊNDICES 97
8.1 Projeto Oficina Multissensorial 97
8.2 Anamnese 109
8.3 Anamnese Social 117
8.4 Pesquisa Questionário (Pré-Oficina) do Processamento do Sistema Sensorial 124
8.5 Pesquisa Questionário (Pós-Oficina) do Processamento do Sistema Sensorial 134
8.6 Breve Histórico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 141
8.7 Ficha Registro Flexibilização Curricular/ Currículo Funcional, Currículo para a vida 142
ANEXOS 147
9.1 Escala CARS – Childhood Autism Rating Scale 147
9.2 Depoimento 1 Terapeuta Ocupacional 157
9.3 Depoimento 2 Terapeuta Ocupacional 158
REFERÊNCIAS 159
Avaliações
Não há avaliações ainda.