Peso | 0,400 kg |
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Dimensões | 20 × 20 × 20 cm |
Teste de Vocabulário por Figuras USP (TVfusp)
R$199,30
Este livro apresenta o Teste de Vocabulário por Figuras USP (TVfusp), poderoso instrumento validado e normatizado que vem sendo usado há mais de uma década para avaliar o desenvolvimento do vocabulário auditivo (compreensão de palavras), tanto de modo individual no contexto clínico, quanto de modo coletivo, em sala de aula, no contexto escolar.
O livro traz, na íntegra, o TVfusp em duas formas originais: a extensa (TVfusp-139o) e a abreviada (TVfusp-92o), juntamente com tabelas de dados normativos de uso prático para a faixa etária dos 7 aos 10 anos (desde a Educação Infantil até 5º ano do Ensino Fundamental). Traz também na íntegra as formas reordenadas (TVfusp-139r e TVfusp-92r) que trazem os itens ordenados por dificuldade crescente, para permitir empregar critérios de piso e teto que abreviam ainda mais a aplicação.
Elaborado para substituir, com vantagens, o Peabody Picture Vocabulary Test, o TVfusp encontra-se validado por comparação com provas normatizadas de consciência fonológica por produção oral (PCFO e PHF) e por escolha de figuras (PCFF-o), compreensão auditiva de sentenças (TCAS), processamento auditivo central (Aspa e BTTPA), competência de leitura de palavras e pseudopalavras (TCLPP-o), compreensão de leitura de sentenças (TCLS-o), escrita sob ditado (Pesd-PP), memória de reconhecimento de figuras (TCMRF-112) e de imagens (TCMRI-180), habilidade de leitura orofacial (Plof-D-Abrev), vocabulário por leitura orofacial (TVplof-1A-Abrev), inteligência não verbal (TMP–Raven), e rendimento em Português (Saresp-Português).
O livro traz estudos de validação do TVfusp que mapeam as relações entre os léxicos de entrada: 1) entrada fonológica (vocabulário receptivo auditivo, para compreensão de palavras ouvidas), 2) entrada ortográfica (vocabulário receptivo de leitura alfabética, para compreensão de palavras escritas), e 3) entrada faneroliêmica (vocabulário receptivo de leitura orofacial, para compreensão de palavras articuladas sem voz); e os léxicos de saída: 1) saída fonética (vocabulário expressivo falado, para articulação de palavras faladas) e 2) saída ortográfica (vocabulário expressivo de escrita, para articulação de palavras escritas.
Assim, mostra como o TVfusp pode ser usado para compreender as importantes relações entre recepção linguística (em termos de compreensão de palavras e frases ouvidas ou lidas orofacialmente ou escritas) e expressão linguística (em termos de produção de fala e escrita), bem como a participação do processamento metalinguístico (nos níveis fonológico e sintático) e dos processamentos cognitivos não verbal e verbal, que relacionam inteligência não verbal, processamento auditivo central, e memória.
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