A gagueira é o principal distúrbio da fluência, considerada como um dos mais prevalentes distúrbios neurodesenvolvimentais na infância. A prevalência da gagueira em pré-escolares é a mais alta de todas as faixas etárias. No entanto, o período pré-escolar também corresponde à fase em que ocorre o predomínio de recuperação espontânea do distúrbio. A falta de compreensão sobre este fato pode colaborar para que alguns profissionais tenham receio de confirmar o diagnóstico fonoaudiológico de gagueira nessa população A concepção de que a gagueira é um distúrbio complexo, com várias dimensões que interagem de forma não linear, acarreta importantes implicações clínicas. O olhar do fonoaudiólogo, desde o processo diagnóstico ao terapêutico, deve ser voltado para a pessoa que gagueja e todo o seu contexto. Essa visão contextualizada permite uma abordagem integrada do distúrbio e favorece uma intervenção assertiva e efetiva.
Mediante o exposto, este livro disponibiliza desde o conteúdo teórico sobre a gagueira em pré-escolares e informações relevantes sobre o processo de avaliação e diagnóstico, até a fundamentação teórica que respaldou a elaboração do “Programa de Intervenção para Pré-escolares com Gagueira – PROPEG”, o qual apresenta uma descrição detalhada dos objetivos e estratégias trabalhados em cada sessão terapêutica, e um material elaborado especificamente para a aplicação deste programa, ocasionando benefícios na fluência e na qualidade de vida dos pré-escolares que gaguejam.
Avaliações
Não há avaliações ainda.