ISBN: 978-65-87672-60-1
Formato: 20 x 27 cm
236 páginas
Este livro será uma fonte valiosa de informações e orientações para todos aqueles que estão interessados em aprender e a compreender mais sobre transtornos de aprendizagem / dislexia e ajudar os que vivem com essas condições.
Aqui estão nossos brilhantes pesquisadores, que dedicam seu tempo e esforço para investigar e propor soluções para os desafios enfrentados em nosso sistema educacional. Estão compartilhando seus importantes capítulos, com informações relevantes que ajudarão profissionais das áreas da saúde e da educação, assim como os pais.
O trabalho de cada um deles é essencial para o avanço da educação!
Obrigada por toda a dedicação e comprometimento em buscar constantemente novos conhecimentos e práticas que contribuem para o desenvolvimento e o sucesso de nossos estudantes.
Organizamos, então, toda essa rica informação em duas partes neste livro.
Na Parte I, intitulada Conceitos, diagnóstico, avaliação, intervenção e prognóstico em Dislexia e Transtornos Específicos de Aprendizagem muitos desses pesquisadores apresentam, em 16 capítulos, textos teóricos de referência assim como resultados de pesquisa, envolvendo o passado e o futuro da dislexia assim como considerações sobre a dislexia ao longo da vida. Também são apresentadas a validade e as aplicações de teste para a identificação de sinais de dislexia, assim como processos relacionados com a aprendizagem, com os transtornos do neurodesenvolvimento e com os transtornos específicos de aprendizagem, como é o caso das funções executivas e do processamento auditivo, bem como é o caso da nomeação automática rápida e do processamento visual especificamente para a identificação e a caracterização da dislexia.
Em outros textos são apresentadas avaliações padronizadas de leitura e matemática e dos processos de leitura, assim como a avaliação psicométrica da Dislexia a partir de uma bateria de testes de leitura para o Ensino Fundamental. Em ainda outros textos, os autores trazem à luz intervenções em linguagem e escrita, na estimulação de funções executivas e autorregulação emocional, além de propostas de intervenção clínica e pedagógica na Dislexia e nos transtornos específicos de aprendizagem,
Essa primeira parte se encerra com textos sobre o papel da neuropsicomotricidade na aprendizagem E sobre a musicalidade como potencial cognitivo de aprendizagem na Dislexia.
Na Parte II, intitulada Será que cegos, surdos e surdocegos não podem ser disléxicos? Por uma revisão dos critérios de exclusão na definição de dislexia a partir da análise dos processos e erros de escrita sob ditado da fala (ouvida, vista e tateada), e de leituras alfabética e orofacial (visuais e táteis), composta de quatro capítulos, são apresentados estudos pioneiros do Professor Fernando César Capovilla e seus colaboradores, iniciando por contribuições para buscar atualizar a definição de dislexia da International Dyslexia Association em áreas de fronteira da educação inclusiva numa época de transição paradigmática: tempo de incluir surdos, cegos e surdocegos, e prosseguindo com estudos seminais sobre a Língua Portuguesa Brasileira falada recebida por audição, visão e tato, o processo de leitura e escrita da Língua Portuguesa pelo ouvinte vidente, cego ouvinte, surdo vidente e surdocego, e finalizando com a estrutura da Língua de Sinais Brasileira (Libras), com a apresentação da análise do corpus de 10.400 sinais Libras.
Esse robusto corpo de informações atualíssimas ratifica que, com o apoio adequado e a compreensão de todos os envolvidos, as pessoas com quaisquer transtornos de aprendizagem / dislexia, sejam elas ouvintes, videntes, surdas, cegas ou surdocegas, podem superar os desafios que enfrentam em suas vidas pessoais, acadêmicas e profissionais.
Que a leitura destas páginas seja enriquecedora e inspiradora!
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