O objetivo geral das técnicas projetivas psicopedagógicas aqui expostas é estudar as redes de vínculos que um sujeito estabelece em três grandes domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo. Em cada um desses domínios – com diferenças individuais – é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem um vínculo: neste caso o vínculo de aprendizagem.
Um nível inconsciente, no qual um conjunto de conteúdos não é reconhecido e, apesar de sua tentativa de emergir no campo pré-consciente ou consciente, permanece ignorado. Um nível pré-consciente, cujos conteúdos e mecanismos, sem ser estritamente inconscientes, fogem do campo da consciência, mas podem ter acesso ao mesmo. e um nível consciente, no qual os conteúdos e mecanismo, as percepções internas e externas são conhecidas e representadas em pensamentos, palavra, desenhos, etc.”
Lic. Silvia Cora Schumacher
Sumário:
Nota da tradutora
Prólogo
Prefácio da segunda edição
Agradecimentos
Prólogo das pautas gráficas para a interpretação das técnicas projetivas psicopedagógicas
INTRODUÇÃO
As técnicas projetivas
Técnicas projetivas psicopedagógicas
As posições na folha
Advertência
Primeira parte
VÍNCULOS ESCOLARES
1. Par educativo
2. Eu com meus colegas
3. A planta da sala de aula
Segunda parte
VÍNCULOS FAMILIARES
1. A planta da minha casa
2. Os quatro momentos do dia
3. Família educativa
Terceira parte
VÍNCULOS CONSIGO MESMO
1. O desenho em episódios
2. O dia do meu aniversário
3. Em minhas férias
4. Fazendo o que mais gosto
A PROPÓSITO DAS TÉCNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS
Post-scriptum
Bibliografia
Biografia
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