Déficits no manejo da raiva tendem a gerar prejuízos à adaptação e ao funcionamento social. Embora a raiva seja uma emoção natural, a experiência intensa e frequente, associada à expressão desadaptativa, tende a gerar muitos prejuízos à infância e a todo o desenvolvimento, caso seja persistente.
Assim, é importante que as crianças aprendam a lidar com as experiências de raiva, expressando-a de forma adaptativa e assertiva evitando, assim, as consequências negativas de sua desregulação.
A história traz diversas situações cotidianas que visam a identificação das crianças para que elas entendam que essa é uma emoção que todos sentem, especialmente aquelas que possuem dificuldades com a raiva. Após, há várias atividades, no livro e em anexos, de como lidar com essa emoção através de estratégias de assertividade. Assim, facilita o processo de compreensão dessa emoção como, apesar de desagradável, necessária.
Autoras:
Aline Henrique Reis
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Formação em Terapia do Esquema pela Wainer e Piccoloto Centro de Psicoterapia. Especialista em psicologia clínica na abordagem cognitivo-comportamental e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Terapeuta certificada da Federação Brasileira de Terapias cognitivas. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Carmen Beatriz Neufeld
Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e Orientadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Marina Gusmão Caminha
Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Em parceria com Renato Caminha, criou e coordena o Instituto TRI, e é também uma das sócias-fundadoras do InTCC em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, cocoordenadora de cursos de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e também TCC na Infância e Adolescência.
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