Resumo:
Este livro de atividades tem como finalidade ajudar familiares, educadores, psicólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos e terapeutas a auxiliar crianças e adolescentes com Dificuldade de aprendizagem em Matemática, Discalculia e Acalculia. O objetivo é orientar e intermediar o processo de aprendizagem, para que crianças e adolescentes conceituem a Matemática, sempre relacionando os jogos, os sites, as atividades e a atividade lúdica.
Nesta obra, entenderemos como conceituar número (correspondência, comparação, sequenciação, classificação, seriação/ordenação, inclusão de classe, conservação e enumeração), sistema de numeração decimal, forma geométrica, grandezas e medidas e operações básicas, com atividades para crianças e adolescentes de 2 a 16 anos, segundo as características de cada faixa etária.
Sumário:
APRESENTAÇÃO………………………………………………………………….. 9
2 A 6 ANOS………………………………………………………………………. 15
CONCEITUANDO NÚMERO: CORRESPONDÊNCIA…………….. 18
CONCEITUANDO NÚMERO: COMPARAÇÃO……………………….. 20
CONCEITUANDO NÚMERO: SEQUENCIAÇÃO…………………….. 23
CONCEITUANDO NÚMERO: CLASSIFICAÇÃO…………………….. 25
CONCEITUANDO NÚMERO: SERIAÇÃO / ORDENAÇÃO……… 29
CONCEITUANDO NÚMERO: INCLUSÃO DE CLASSE………….. 31
CONCEITUANDO NÚMERO: CONSERVAÇÃO……………………… 33
CONCEITUANDO NÚMERO: ENUMERAÇÃO……………………….. 36
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL………………………………….. 40
FORMAS GEOMÉTRICAS…………………………………………………….. 45
SISTEMA MONETÁRIO…………………………………………………………. 48
GRANDEZAS E MEDIDAS…………………………………………………….. 50
OPERAÇÕES BÁSICAS………………………………………………………… 54
7 A 11 ANOS……………………………………………………………………. 57
CONCEITUANDO NÚMERO: CORRESPONDÊNCIA…………….. 60
CONCEITUANDO NÚMERO: COMPARAÇÃO……………………….. 65
CONCEITUANDO NÚMERO: SEQUENCIAÇÃO…………………….. 70
CONCEITUANDO NÚMERO: CLASSIFICAÇÃO…………………….. 75
CONCEITUANDO NÚMERO: SERIAÇÃO/ ORDENAÇÃO………. 77
CONCEITUANDO NÚMERO: INCLUSÃO DE CLASSE………….. 84
CONCEITUANDO NÚMERO: CONSERVAÇÃO……………………… 86
CONCEITUANDO NÚMERO: ENUMERAÇÃO……………………….. 88
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL………………………………….. 92
FORMAS GEOMÉTRICAS…………………………………………………….. 98
SISTEMA MONETÁRIO…………………………………………………………. 102
GRANDEZAS E MEDIDAS…………………………………………………….. 105
OPERAÇÕES BÁSICAS………………………………………………………… 110
12 A 16 ANOS………………………………………………………………….. 113
CONCEITUANDO NÚMERO: CORRESPONDÊNCIA…………….. 116
CONCEITUANDO NÚMERO: COMPARAÇÃO……………………….. 119
CONCEITUANDO NÚMERO: SEQUENCIAÇÃO…………………….. 122
CONCEITUANDO NÚMERO: CLASSIFICAÇÃO…………………….. 127
CONCEITUANDO NÚMERO: SERIAÇÃO / ORDENAÇÃO……… 130
CONCEITUANDO NÚMERO: INCLUSÃO DE CLASSE………….. 133
CONCEITUANDO NÚMERO: CONSERVAÇÃO……………………… 135
CONCEITUANDO NÚMERO: ENUMERAÇÃO……………………….. 141
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL………………………………….. 145
FORMAS GEOMÉTRICAS…………………………………………………….. 150
SISTEMA MONETÁRIO…………………………………………………………. 156
GRANDEZAS E MEDIDAS…………………………………………………….. 157
OPERAÇÕES BÁSICAS………………………………………………………… 159
DICAS DE SITES…………………………………………………………………… 166
CONSIDERAÇÕES FINAIS……………. 167
Avaliações
Não há avaliações ainda.