Este livro é fruto de um projeto de educação a distância iniciado em 2005, desenvolvido pela Fundação Aprender – MG, do qual a autora foi a mentora, coordenando a produção de conteúdos. O tema desperta seu interesse, desde então, pela compreensão de que o processo de aprendizagem transcorre durante toda a vida e necessita ser estudado pela Psicopedagogia como uma maneira de resgatar e estimular o prazer de aprender no público adulto e idoso que tem procurado, cada vez mais, a clínica psicopedagógica.
A proposta é trazer uma reflexão inicial a respeito dos conceitos de maturidade e senescência e, em seguida, apresentar as possibilidades que cercam o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica com adultos e idosos, a partir da práxis construída pela autora durante seu percurso como psicopedagoga clínica.
Este livro permitirá ao leitor adentrar no universo da Psicopedagogia Clínica a partir da perspectiva teórica de Alicia Fernández, focando na atuação com o público adulto e idoso.
Traz informações a respeito das especificidades deste grupo em relação ao processo de aprendizagem, objeto de estudo da Psicopedagogia, analisando os aspectos implicados na motivação para aprender, nas vias preferenciais e nos estilos de aprendizagem que compõem o substrato necessário para a apreensão da realidade.
Trata também das características cognitivas que estão presentes na maturidade e no processo de envelhecimento e como as funções executivas e conativas jogam um papel relevante no aprender destas pessoas.
Descreve o plano diagnóstico, com suas técnicas e testes específicos, assim como os materiais que asseguram uma intervenção psicopedagógica com adultos e idosos, voltada para a manutenção da qualidade de vida, trazendo informações teórico-práticas relevantes para o profissional que deseja ampliar seu trabalho terapêutico, atendendo este público.
Avaliações
Não há avaliações ainda.