Search

JUNTOS SOMOS
MAIS FORTES

Psicopedagogia Institucional – Guia teórico e prático

R$48,00

A importância do presente estudo reside principalmente em dois pontos: facilitar o trabalho de observação do educador, levando-o a analisar a criança em áreas básicas do desenvolvimento que estão relacionadas diretamente com a aprendizagem da leitura e escrita. A partir da identificação de possíveis dificuldades e transtornos que podem interferir neste processo, objetiva-se possibilitar a prevenção e atuação de forma eficaz por meio de um planejamento de condutas e estimulação adequadas.

Acreditamos que esta obra contribui para a reflexão e prática sobre o desenvolvimento e a estimulação das crianças em geral, a formação dos professores e sua consequente prática na sala de aula e sobre a socialização e integração de crianças com dificuldades de aprendizagem, que são grandes desafios educacionais de nosso país.

Fora de estoque

SKU: psicopedagogia-institucional-guia-teorico-e-pratico Categorias: ,

Sumário

Prefácio

Introdução

Cap 1 – A Psicopedagogia Institucional e o processo de Desenvolvimento Humano segundo Piaget, Wallon e Vigotsky

1.1 – Piaget

1.2 – Wallon

1.3 – Vigostky

Cap 2 – A Psicopedagogia Institucional e o Processo de Aprendizagem

2.1 – A Psicopedagogia e as bases da aprendizagem

2.2 – O papel da afetividade na aprendizagem e a função do psicopedagogo

2.3 – Como estimular a memória e aprendizagem

Cap 3 – A Psicopedagogia e os Aspectos Psiconeurológicos

3.1 – O cérebro humano e os aspectos da cognição

3.1.1 – Inteligência

3.1.2– Atenção

3.1.3 – Funções executivas

3.1.4 – Linguagem

3.2 – Transtornos de aprendizagem

Cap 4 – Constituição Subjetiva e Construção Cognitiva Psicopedagógica por meio do Jogo Simbólico, de Construção, de Regras e Cooperativo

4.1 – A construção cognitiva

4.2 – O trabalho do psicopedagogo institucional por meio do Jogo Simbólico, de Construção, de Regras e Cooperativo.

Cap 5 – A Psicopedagogia e o desenvolvimento da Linguagem: Lacan, Saussure, Chomsky e Lenneberg

5.1 – A linguística de Ferdinand Saussure

5.2 – Lacan e a relação entre psicanálise e linguagem

5.3 – Chomsky e a gramática transformacional

5.4 – Lenneberg

5.5 – Abordagens teóricas em aquisição da linguagem

Cap 6 – A Construção da Escrita e o Desenvolvimento da Personalidade Moral por Meio da Literatura: o trabalho psicopedagógico na instituição

6.1 – A construção da escrita nas crianças

6.2 – O trabalho psicopedagógico e a importância da leitura para a criança

6.3 – O desenvolvimento da personalidade moral

6.4 – A literatura e a moralidade: a contribuição para o desenvolvimento da autonomia

Cap 7 – Intervenção Psicopedagógica no Raciocínio Lógico Matemático

Cap 8 – Psicopedagogia Comunitária, Violência e Sociedade

Cap 9 – Psicopedagogia no Trabalho: Diagnóstico e Intervenção Institucional

9.1 – Ética profissional

9.2 – O psicopedagogo na instituição escolar

9.3 – Fundamentos de um diagnóstico escolar

9.4 – Intervenção psicopedagógica escolar

Cap 10 – Orientação Familiar e Escolar

10.1 – Motivação

10.2 – Autoestima

10.3 – Afetividade

Considerações Finais

Referências

Peso 0,400 kg
Dimensões 20 × 20 × 20 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Psicopedagogia Institucional – Guia teórico e prático”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?