Este livro surge com o objetivo de acrescentar informações nas áreas de Arteterapia e Musicoterapia, buscando orientar pacientes, professores e profissionais de saúde. A obra estabelece ainda a relação entre as técnicas de Arteterapia e a aplicação dos psicopedagogos. As técnicas descritas neste livro e as experiências relatadas pretendem servir aos leitores como fundamentação e orientação tanto educacional quanto clínica.
Sumário:
INTRODUÇÃO
PEQUENA DESCRIÇÃO DAS ÁREAS CITADAS
PRINCIPAIS PRECURSORES DAS ÁREAS DE ARTETERAPIA E MUSICOTERAPIA
CONCLUSÃO DE PESQUISA HISTÓRICA
PENSAMENTOS DOS CITADOS NESTA PESQUISA
INSULINOTERAPIA, LOBOTOMIA E ELETROCHOQUE
ARTETERAPIA
Diferença entre Arte como Terapia, Arteterapia e Arte–Educação
Arte como Terapia
E a Arte-Educação, o que vem a ser?
A dramaturgia impulsionando a Terapia
Consulta e sessões em Arteterapia
Avaliação em Arteterapia
Atendimento clínico em Arteterapia (exercícios práticos)
Jogos dramáticos em grupos
Atividades em pintura e desenho
Atividades praticas em pintura e desenho
Atividades que podem ser aplicadas em Arte como Terapia e em Arte-Educação
Teatro de marionetes e teatro de fantoches
Pintura
Dança e expressão corporal
MUSICOTERAPIA
Como a música age no cérebro
Solidão dos instrumentos (musicais) que curam
Modalidades da Musicoterapia
Música usada como terapia
O ensino da Música
Consulta e sessões em Musicoterapia
Atendimento clínico com Musicoterapia (exercícios práticos)
Arteterapia e Musicoterapia – quando e qual técnica procurar?
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
PSICOPEDAGOGIA EDUCACIONAL
O PROFESSOR, A PSICOPEDAGOGIA: A PRÁTICA E A DIDÁTICA
SUGESTÕES BASEADAS EM PSICOPEDAGOGIA PARA ELABORAR UM PLANO DE AULA
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.