Este excelente material vem contribuir com o trabalho dos profissionais que atendem as crianças em fase inicial de alfabetização, uma vez que poderão detectar aquelas que apresentam algum tipo de dificuldade que podem interferir no processo de aquisição da linguagem escrita. A identificação de problemas de alfabetização em fase inicial de aquisição da leitura e escrita é essencial para que se possa desenvolver uma intervenção precoce a fim de estimular as habilidades alteradas, minimizando ou mesmo eliminando dificuldades na alfabetização de modo a garantir que o escolar se torne um bom leitor capaz de se desenvolver acadêmica e socialmente. As dificuldades nas habilidades de decodificação e soletração, quando identificadas no início do processo de alfabetização, favorecem a aplicação de programas de intervenção.com atividades direcionadas beneficiando o desenvolvimento destas capacidades que são essenciais para a alfabetização. Desta forma, a aplicação deste protocolo visa identificar estes sinais por meio da avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas fundamentais para a aquisição da linguagem escrita.
Capítulo 1 – Introdução
1.1. Importância da estimulação cognitivo-linguística para a alfabetização
1.2. Rastreamento de escolares de risco de problemas na alfabetização
Capítulo 2 – Apresentação de um Instrumento de Avaliação Cognitivo-linguística para Escolares em Fase Inicial de Alfabetização
Capítulo 3 – Objetivo, Descrição e Análise dos Resultados do Instrumento de Avaliação Cognitivo-linguística para Escolares em Fase Inicial de Alfabetização
3.1. Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-linguísticas para escolares em fase inicial de alfabetização − Versão Coletiva.
3.2. Instrumento de Avaliação das Habilidades Cognitivo-linguísticas para escolares em fase inicial de alfabetização − Versão Individual
Capítulo 4 – Cuidados importantes para a aplicação do instrumento de avaliação
Capítulo 5 – Referências
Capítulo 6 – Protocolo de Avaliação – Versão Coletiva
6.1. Caderno do Aplicador − Versão Coletiva
6.2. Folha de Registro da Criança − Versão Coletiva
Capítulo 7 – Protocolo de Avaliação – Versão Individual
7.1. Caderno do Aplicador − Versão Individual
7.2. Folha de Registro do Aplicador − Versão Individual
LINKS PARA IMPRESSÃO
Ditado de Figuras
Folha de Registro da Criança Versão Coletiva
Nomeação Automática Rápida de Figuras
Nomeação Automática Rápida de Números
Memória Visual para Formas
Folha de Registro do Aplicador Versão Individual
* Este livro possui conteúdo exclusivo disponível para download na página 10.
www.booktoy.com.br/conteudo-exclusivo
Senha: PROTAVAL1772
Avaliações
Não há avaliações ainda.