Detalhes
O PROLEC é composto por diferentes tarefas que tratam de explorar todos os processos que interferem na leitura, dos mais periféricos aos mais centrais, bem como dos mais simples aos mais complexos. A principal vantagem destas provas consiste em derivar de um modelo bem fundamentado sobre o funcionamento do sistema de leitura (Dupla Rota), estando especificamente claros os processos que o compõem. Com estas provas não se obtém somente uma pontuação da capacidade de leitura dos escolares, como ocorre com as baterias clássicas. São obtidas informações sobre as estratégias que cada escolar utiliza na leitura de um texto, bem como os mecanismos que não estão funcionando adequadamente para que se realize uma boa leitura, o que é de extrema importância na hora de buscar seu aperfeiçoamento ou recuperação. Por meio do PROLEC, é possível compreender as dificuldades de leitura, bem como ter auxílio na análise do diagnóstico dos transtornos de aprendizagem.
IMPORTANTE: A segunda edição do PROLEC teve algumas alterações. No manual, foram incluídos novos capítulos referentes às características psicométricas, tanto da versão espanhola quanto da adaptação brasileira, e alguns capítulos já existentes na primeira edição foram aprofundados. A prova 7 foi alterada, agora com um exemplo e 15 itens, conforme aplicação na amostra normativa. Também foram incluídas algumas informações na parte destinada ao aplicador, no Caderno de Provas, para facilitar a aplicação. Devido a todas essas alterações, o PROLEC – Terceira Edição é um novo instrumento, ou seja, possui Cadernos de Respostas e Caderno de Provas específicos para essa edição, não podendo ser utilizados os materiais das demais edições.
Kit composto por: 1 Manual, 1 Caderno de Provas de Avaliação e 5 Cadernos de Respostas
Adaptação Brasileira
Simone Aparecida Capellini
Adriana Marques de Oliveira
Fernando Cuetos
Sumário
Índice de Tabelas
Índice de Figuras
Ficha Síntese
1 – Introdução
Processos cognitivos que intervêm na leitura
Processo de identificação de letras
Processo sintático
Processo semântico
2 – Caracteristicas psicométricas da versão espanhola
Descrição do PROLEC – Evalucion de los processos lectores
Análise Estatística
3 – Caracteristicas psicométricas da adaptação Brasileira
Amostra do Estudo
Estudos com PROLEC
4 – Descrição das Provas
I – Identificação de letras
1 – Nome ou som das letras
2 – Igual-diferente em palavras e pseudopalavras
II – Processo léxico
3 – Decisão léxica
4 – Leigtura de Palavras
5 – Leitura de Pseudopalavras
6 – Leitura de palavras e pseudopalavras
III – Processo sintático
7 – Estruturas Gramaticais
8 – Sinais de Pontuação
IV – Processo semântico
9 – Compreensão de Orações
10 – Compreensão de Textos
5 – Normas de Aplicação
6 – Normas de Correção
7 – Normas de Interpretação
Nome ou som das letras
Igual-diferente
Decisão lexical
Leitura de palavras
Leitura de pseudopalavras
Leitura de palavras e pseudopalavras
Estruturas gramaticais
Sinais de pontuação
Compreensão de orações
Compreensão de textos
Análise qualitativa
8 – Orientação para a recuperação das dificuldades de aprendizagem da Leitura
Recuperação do processo de identificação de letras
Recuperação do processo léxico
Recuperação do processo sintático
Estruturas gramaticais
Sinais de pontuação
Recuperação do processo semântico
Extração do significado
Integração na memória
Realização de interferências
Referências
*Recomendado pra crianças do 2° ao 5° ano do ensino fundamental
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