1 – INTRODUÇÃO
2 – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA A ELABORAÇÃO DO PROHMELE
2.1 Habilidades preditoras para a aprendizagem da leitura
2.2 Habilidades metalinguísticas e o sistema de escrita alfabético
2.2.1 Habilidade metalinguística
2.2.2 Memória operacional fonológica
2.3 Aquisição e desenvolvimento da leitura
2.4 A avaliação das habilidades metalinguísticas e de leitura
3 – PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DO PROHMELE
4 – DESCRIÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES
METALINGUÍSTICAS E DE LEITURA
4.1 PROHMELE – Protocolo de Avaliação de Habilidades Metalinguísticas e de Leitura
para escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I
4.2. Descrição e objetivos das provas de habilidades metalinguísticas e leitura
5 – DADOS NORMATIVOS DO PROHMELE
5. DADOS NORMATIVOS: Descrição do Estudos
5.1 Participantes
5.2 Análises
5.2.1 Análise estatística
5.2.2 Análises das provas
Análise das provas de habilidades metalinguísticas
Análise das provas de leitura
Distribuição das palavras reais em cada regra descrita por Scliar-Cabral na prova de
Leitura de palavras reais:
5.3 Resultados
5.4 Discussão
6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
Caderno de Instruções e Provas
1. INSTRUÇÕES PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DO PROHMELE
A – Provas de habilidades metalinguísticas
A.1 Identificação de sílabas e fonemas
A.2 Manipulação de sílabas e fonemas
B- Provas de leitura
TABELAS PARA A CORREÇÃO DAS REGRAS DE DECODIFICAÇÃO
SCLIAR-CABRAL (2003) –
D1 – Regras de correspondência grafofonêmica independente do contexto
D2 – Regras de correspondência grafofonêmica dependente do contexto grafêmico
Regras D2- Regras de correspondência grafofonêmica dependente
do contexto grafêmico
D4- Valores da letra “x” dependentes exclusivamente do léxico mental e ortográfico
D1- Regras de correspondência grafofonêmica independente do contexto
1. Análise dos resultados
2. Classificação do desempenho dos escolares nas provas de leitura
CADERNO DE PROVAS
A – PROVAS DE HABILIDADES METALINGUÍSTICAS
1. Identificação de sílabas e fonemas
1.1.1 Identificação sílaba inicial
1.1.2 Identificação fonema inicial
1.2.1 Identificação sílaba final
1.2.2 Identificação fonema final
1.3.1 Identificação sílaba medial
1.3.2 Identificação fonema medial
2. PROVAS DE MANIPULAÇÃO DE SÍLABAS E FONEMAS
2.1 ADIÇÃO
2.1.1 Adição de sílabas
2.2.2 Adição de fonemas
2.2 SUBSTITUIÇÃ0
2.2.1 Substituição de sílabas
2.2.2 Substituição de fonemas
2.3.1 Subtração de sílabas
2.3.2 Subtração de fonemas
2.4 COMBINAÇÃO
2.4.1 Combinação de sílabas
2.4.2 Combinação de fonemas
3. SEGMENTAÇÃO
3.1 Segmentação silábica
3.2 Segmentação fonêmica
4. REPETIÇÃO DE NÃO PALAVRAS
B- PROVAS DE LEITURA.
1. Leitura de palavras reais
2. Leitura de pseudopalavras
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* Senha disponível dentro do livro Caderno Introdutório na página: 87
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