Quem vem a público com a escrita de um livro é porque tem algo para contar e ensinar. No caso das autoras/organizadoras, as fonoaudiólogas dra. Taísa Giannecchini e dra. Luciana Maximino, elas trazem pesquisas sérias e bem controladas, com grande e variada aplicação na vida clínica cotidiana. Recordo-me da primeira vez em que ouvi a Dra. Taisa Giannecchini falar sobre motricidade oral e fala. Sua voz acolhedora, seu jeito amigável, suas explicações simples e, ao mesmo tempo, profundas produziram em mim um enorme efeito positivo. Era tal a sua intimidade com a neuroanatomia funcional das áreas corticais e subcorticais relacionadas com a fala, que suspirei extremamente contente e surpresa: “que maravilha esta fonoaudióloga está fazendo ao lincar a prática do dia a dia à renovação do modelo da neurobiologia da fala e linguagem!”. Foi absolutamente adorável escutá-la, trocar ideias, aprender. Aliás, aprendi muito naquele sábado ensolarado de novembro de 2016 e, a partir daí, acompanho o sucesso desse modelo com ela e com a dra. Luciana. Senti-me tão curiosa e intrigada sobre como poderíamos variar a frequência de cada movimento nas séries de exercícios de acordo com cada dificuldade de fala, que até ensaiei elaborar uma fórmula matemática, que até o momento está em estudo… Deixo essa ideia e esse trabalho para as experts organizadoras mais bem instrumentalizadas para a tarefa. “Programa de Intervenção Práxico-Produtivo para Crianças com Alterações de Fala – Aspectos Teóricos e Práticos” vai produzir tantas exclamações ‘ahãs’ de insights, que o leitor passará a ter a real sensação do poder que o conhecimento científico traz a cada fonoaudiólogo que trabalha nessa área. O livro apresenta tantas informações detalhadas, com tão boas estratégias, que se tem a sensação de estar quebrando os códigos de acesso à prática fonoaudiológica eficiente e bem-sucedida. A leitura deste livro brilhante está longe de ser inofensiva; na verdade, ele tem efeitos colaterais, entre os quais figuram a clareza crescente do fonoterapeuta, um melhor relacionamento com o paciente e o abandono das práticas exaustivas e restritivas de repetição infindável. Eu me sinto bastante honrada com a oportunidade de dirigir algumas palavras aos inúmeros leitores e recomendo fortemente a leitura cuidadosa deste material valioso, que nos oferece o mapa para alcançar o tesouro do bem trabalhar. Parabéns às organizadoras que apresentam um livro que está mudando a história de todos nós fonoaudiólogos, no Brasil e no mundo! Vivam!
PARTE 1 – Aspectos Teóricos
Capítulo 1
A linguagem e sua constituição
Dionisia Aparecida Cusin Lamônica e Amanda Tragueta Ferreira-Vasques
Capítulo 2
Desenvolvimento fonológico típico e transtorno fonológico
Camila de Castro Corrêa e Maria Gabriela Cavalheiro
Capítulo 3
Princípios do aprendizado motor
Marina Padovani
Capítulo 4
Fisiologia do exercício muscular na motricidade orofacial
Débora Martins Cattoni
Capítulo 5
Exercícios musculares para fala e estimulação das praxias não verbais
Taísa Giannecchini
Capítulo 6
Apraxia de fala na infância
Silvia Cristina Marra
PARTE II – Aspectos Práticos: O Programa de Intervenção Práxico-produtivo
Capítulo 1
Estimulação de linguagem / comunicação
Teresa Domingues e Valéria Rimini
Capítulo 2
Intervenção no transtorno fonológico: atuação prática
Luciana Paula Maximino e Taísa Giannecchini
Capítulo 3
A estimulação das praxias não verbais
Taísa Giannecchini
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