Das inquietações acerca da relação da Fonoaudiologia e o trabalho com a visão nasce esta obra. Recheada das questões teóricas estudadas pelos autores, o livro se apresenta a partir da construção simbólica em interface do processamento da informação visual e da linguagem. Os autores abordam, ao trilhar pela constituição anatômica do sistema visual e o desenvolvimento de suas funções, aspectos fundamentais para compreender a deficiência visual cortical/cerebral e os impactos das alterações visuais no desenvolvimento da linguagem para, enfim, compartilhar reflexões essenciais para fonoaudiólogos que já atuam com a visão em suas práticas e para aqueles que desejam atuar nesse campo. Nestas reflexões, a comunicação aumentativa e alternativa ganha lugar no cerne da intervenção fonoaudiológica e a aquisição da linguagem escrita é abordada sob a perspectiva do processamento visual. Este texto é um esforço para ancorar a prática clínico-institucional que se repete em diversos lugares, mas que teoricamente segue escrita por outras ciências, com outros objetos de estudo. E, consequentemente, com outras interpretações sobre a relação da comunicação, da linguagem e da visão.
Sumário
CAPÍTULO 1 – Caminhos Entrelaçados Entre Fonoaudiologia, Linguagem E Visão.… 17
CAPÍTULO 2 – O Sistema Visual E Desenvolvimento DasFunções Visuais.… 31
2.1 O Sistema Visual. 33
2.2 As Funções Visuais. 36
CAPÍTULO 3-Deficiência Visual Cortical/Cerebral … 47
3.1 Causas De Deficiência Visual Cortical/Cerebral … 49
3.2 A Deficiência Visual Cortical/Cerebral… 50
3.3 Características Visuais E Comportamentais Da Deficiência Visual Cerebral… 54
3.4 Especificidades Da Avaliação E Intervenção Na Dvc..58
Luz, Movimento E Mascaramento 58
Complexidade Visual… 60
Atenção A Cores.. 61
Uso De Objetos Em 3d E Imagens Em 2D ..62
CAPÍTULO 4- O Impacto Das Alterações Visuais Na Linguagem 65
4.1 Deficiência Visual E Linguagem .. 67
4.2 Impactos Da Deficiência Visual Nas Crianças…… 69
4.2.1 Alterações no desenvolvimento de fala e linguagem. 69
4.2.2 Alterações na motricidade orofacial e funções estomatognáticas.. 74
Capítulo 5- A Comunicação Suplementar e Alternativa.
5.1 Histórico.. 75
5.2 Tipos De Sistemas.. 77
5.2.1 Blissymbols .. 82
5.2.2 Picture Communication Symbols Ou Símbolos De Comunicação Pictórica. 86
5.2.3 Arasaac 86
5.3 Tecnologia E Acessibilidade.. 86
5.4 Tipos De Recursos… 87
5.5 Intervenção.. 90
Capítulo 6-O Processamento Visual Na Leitura e Escrita. 99
6.1 O Processamento Visual Na Leitura e Escrita… 106
6.2 Habilidades De Processamento Visual Na Leitura e Escrita 109
6.3 Impactos Gerais Das Alterações De Processamento Visual .. 111
6.4 Impactos Específicos Das Alterações De Processamento Visual Em Pessoas Com Dificuldades De Leitura e Escrita.. 112
Avaliações
Não há avaliações ainda.