Search

JUNTOS SOMOS
MAIS FORTES

PROADE – Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares

R$175,00

Autor(a) – Stella Maris Cortez Bacha / Maria Rita Figueiredo Toledo Volpe
ISBN – 9788565027113
Edição / Ano – 1/2014
Número de páginas 68
Dimensões – 28x21x2
Capa – BROCHURA

Disponibilidade: 12 em estoque

Consulte o prazo estimado e valor da entrega

Não sei meu CEP
SKU: 3K-GBOI-F2L6 Categoria:

 

Kit completo

Apresentamos a PROADE − Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares − como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola.É uma proposta de avaliação qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliação da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como: fluência, voz e motricidade orofacial. A PROADE busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicação e interpretação dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intenção de nivelar ou classif car, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervenção mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar.Destacamos que a interpretação dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formação do profissional e da compreensão/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados. Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são:• Informações Iniciais e anamnese• Aspectos psicossociais e comunicativos gerais• Linguagem oral• Leitura oral• Escrita• Aprendizagem em matemática • Material escolar e outros documentos• Rotina escolar A PROADE é composta por dois cadernos. O Caderno 1 contém a Apresentação e os Componentes, com as orientações para aplicação, os roteiros de registro de análise das atividades propostas, bem como com as considerações teóricas pertinentes aos aspectos avaliados, visando a explicar os procedimentos da avaliação, bem como a orientar o diagnóstico e as propostas de intervenção

SUMÁRIO PROADE – Volume 1

I – Apresentação

II – Componentes

III – Instruções

IV – Roteiros para Registro e Análise

  • Informações Iniciais e Anamnese
  • Observação dos Aspectos Psicossociais e Comunicativos Gerais
  • Avaliação da Linguagem Oral – versão fonoaudiólogos
  • Avaliação da Linguagem Oral – versão não fonoaudiólogos
  • Avaliação da Leitura
  • Avaliação da Escrita
  • Avaliação da Aprendizagem em Matemática
  • Observação do Material Escolar e Outros Documentos
  • Verificação da Rotina Escolar
  • Conclusão da Avaliação

V – Considerações Teóricas

SUMÁRIO PROADE – Volume 2

1 – Instrumentos para a Avaliação da Linguagem Oral

  1. Perguntas dirigidas: contato inicial
  2. Figuras para nomeação
  3. Lista de palavras para repetição oral
  4. Cenas para elaboração oral
  5. Sequência lógica de figuras para elaboração oral
  6. Perguntas da sequência lógica temporal

2 – Instrumentos para a avaliação da leitura

  1. Leitura das letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto
  2. Leitura de palavras
  3. Leitura de letras/vogais, sílabas simples e palavras conhecidas (12 ano)
  4. Textos:
    1. O papagaio da dona Emília (1 2 ano)
    2. No tempo dos meus bisavós (22 ano)
    3. Preguiça (22 ano)
    4. Produtos Industrializados (32 ano)
    5. Ninguém é igual a ninguém (32. ano)
    6. Carrapinhão (42 ano)
    7. O toco do lápis (42. ano)
    8. A incapacidade de ser verdadeiro (52. ano)
    9. A bola (52. ano)

3 – Instrumentos para a avaliação da compreensão de leitura

4 – Instrumentos para a avaliação da escrita

  1. Escrita a partir de figuras
  2. Lista de palavras para ditado (1 Q, 2Q, 32, 42, 52 anos)
  3. Cenas para a Elaboração Escrita
  4. Produção de escrita a partir de histórias em sequência

5 – Instrumentos para a avaliação da aprendizagem em matemática

6 – Gabarito – Avaliação da aprendizagem em matemática

7 – Gabarito – Avaliação da compreensão de leitura

8 – Bibliografia dos textos da avaliação de leitura

Sobre as Autoras

Peso 2 kg
Dimensões 30 × 20 × 10 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PROADE – Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?