Kit completo
Apresentamos a PROADE − Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares − como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola.É uma proposta de avaliação qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliação da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como: fluência, voz e motricidade orofacial. A PROADE busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicação e interpretação dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intenção de nivelar ou classif car, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervenção mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar.Destacamos que a interpretação dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formação do profissional e da compreensão/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados. Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são:• Informações Iniciais e anamnese• Aspectos psicossociais e comunicativos gerais• Linguagem oral• Leitura oral• Escrita• Aprendizagem em matemática • Material escolar e outros documentos• Rotina escolar A PROADE é composta por dois cadernos. O Caderno 1 contém a Apresentação e os Componentes, com as orientações para aplicação, os roteiros de registro de análise das atividades propostas, bem como com as considerações teóricas pertinentes aos aspectos avaliados, visando a explicar os procedimentos da avaliação, bem como a orientar o diagnóstico e as propostas de intervenção
SUMÁRIO PROADE – Volume 1
I – Apresentação
II – Componentes
III – Instruções
IV – Roteiros para Registro e Análise
- Informações Iniciais e Anamnese
- Observação dos Aspectos Psicossociais e Comunicativos Gerais
- Avaliação da Linguagem Oral – versão fonoaudiólogos
- Avaliação da Linguagem Oral – versão não fonoaudiólogos
- Avaliação da Leitura
- Avaliação da Escrita
- Avaliação da Aprendizagem em Matemática
- Observação do Material Escolar e Outros Documentos
- Verificação da Rotina Escolar
- Conclusão da Avaliação
V – Considerações Teóricas
SUMÁRIO PROADE – Volume 2
1 – Instrumentos para a Avaliação da Linguagem Oral
- Perguntas dirigidas: contato inicial
- Figuras para nomeação
- Lista de palavras para repetição oral
- Cenas para elaboração oral
- Sequência lógica de figuras para elaboração oral
- Perguntas da sequência lógica temporal
2 – Instrumentos para a avaliação da leitura
- Leitura das letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto
- Leitura de palavras
- Leitura de letras/vogais, sílabas simples e palavras conhecidas (12 ano)
- Textos:
- O papagaio da dona Emília (1 2 ano)
- No tempo dos meus bisavós (22 ano)
- Preguiça (22 ano)
- Produtos Industrializados (32 ano)
- Ninguém é igual a ninguém (32. ano)
- Carrapinhão (42 ano)
- O toco do lápis (42. ano)
- A incapacidade de ser verdadeiro (52. ano)
- A bola (52. ano)
3 – Instrumentos para a avaliação da compreensão de leitura
4 – Instrumentos para a avaliação da escrita
- Escrita a partir de figuras
- Lista de palavras para ditado (1 Q, 2Q, 32, 42, 52 anos)
- Cenas para a Elaboração Escrita
- Produção de escrita a partir de histórias em sequência
5 – Instrumentos para a avaliação da aprendizagem em matemática
6 – Gabarito – Avaliação da aprendizagem em matemática
7 – Gabarito – Avaliação da compreensão de leitura
8 – Bibliografia dos textos da avaliação de leitura
Sobre as Autoras
Avaliações
Não há avaliações ainda.