O Pré-Alf constitui um instrumento de intervenção cujo objetivo é estimular as habilidades da literacia emergente, ou seja, as habilidades preditoras para a alfabetização (consciência fonológica, conhecimento alfabético, nomeação automática rápida, memória fonológica e escrita emergente (coordenação motora fina) em crianças de 4 a 5 anos, que esteja cursando os últimos anos da Educação Infantil.
Esse material não é uma proposta escolarizante ou uma antecipação do ensino explícito da leitura e da escrita, mas sim, um estímulo e oferta de oportunidades e ações estruturadas que possam contribuir com o desenvolvimento da linguagem oral, da funcionalidade da leitura e da escrita, da consciência fonológica, da descoberta das r4elações entre letras e sons e da motivação para a leitura, com o propósito de facilitar o processo de alfabetização.
O conteúdo da obra foi organizado por habilidades a serem trabalhadas.
No inicio de cada capítulo, há orientações específicas, a fim de facilitar a leitura para o profissional. Todas as habilidades (Consciência fonológica, Conhecimento alfabético, Nomeação Automática Rápida, Memória Fonológica e Escrita Emergente) devem ser trabalhadas concomitantemente.
Sumário:
Introdução
1 – Consciência fonológica
2 – Memória fonológica e vocabulário
3 – Nomeação automática rápida
4 – Escrita emergente (coordenação motora fina)
5 – Conhecimento alfabético
Referências bibliográficas
Anexos
Avaliações
Não há avaliações ainda.