Já são muitas as evidências dos benefícios do uso de estruturas visuais na educação de crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro do Autismo – TEA. Essas estruturas facilitam a compreensão, auxiliam na aprendizagem, reduzem comportamentos inadequados e distratibilidade, estimulam o foco e a atenção, e se constituem em ferramentas que permitem que a criança use suas habilidades em uma variedade de ambientes.
A construção de material adaptado que apoie as aprendizagens é uma das melhores ferramentas de que dispomos na atualidade. A partir de avaliação cuidadosa, é possível traçar um perfil da pessoa com TEA e, com base nesse perfil, desenvolver um plano de intervenção que encontre suporte em atividades visualmente estruturadas, respeitando o estilo cognitivo diferenciado de quem apresenta TEA.
Este portfólio apresenta uma série de exemplos de atividades desenvolvidas com material adaptado que privilegia estruturas visuais para o ensino estruturado de crianças e adolescentes com TEA.
Avaliações
Não há avaliações ainda.