O Protocolo Cognitivo Linguístico – PCL-R, trata-se de um instrumento de avaliação que foi amplamente revisado em sua nova edição para que possa oferecer dados atualizados, como os valores de referência e evidências científicas sobre o tema. O objetivo desse instrumento é verificar o desempenho de escolares que frequentam do 3o ao 5o ano do ensino fundamental, em habilidades consideradas primordiais para a aprendizagem da leitura e escrita. Este protocolo é composto por duas versões – coletiva e individual – com provas que avaliam as habilidades de leitura, escrita, metafonológica, memória operacional fonológica, processamento auditivo, processamento visual, velocidade de processamento e raciocínio lógico. Possui aplicabilidade clínica e educacional. Não é um instrumento diagnóstico isolado, mas sim, um instrumento de rastreio para identificar quais habilidades cognitivo-linguísticas se encontram alteradas e interferindo no desempenho acadêmico dos escolares. Com este protocolo esperamos possibilitar aos profissionais da educação e da saúde o estabelecimento do perfil cognitivo-linguístico para a elaboração de um plano de intervenção sistemático e intensivo, a fim de minimizar o impacto das habilidades alteradas no aprendizado da leitura e da escrita. Este protocolo pode ser utilizado por fonoaudiólogos clínico e/ou educacional, pedagogos e psicopedagogos.
Os valores de referência para a análise da pontuação foram atualizados e direcionados para o desempenho em rastreio educacional e para a avaliação clínica, com desempenho específico para escolares do 3 ao 5 ano do ensino fundamental I.
O material é indicado para profissionais que atuam em áreas relacionadas a saúde e educação, como fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, entre outros.
NOTA DAS AUTORAS
1. INTRODUÇÃO
1.1. Aprendizagem do sistema alfabético
1.2. Base cognitivo-linguística para a aprendizagem
2. NATUREZA E OBJETIVO DO PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO REVISADO (PCL-R)
3. APLICABILIDADE DO PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO REVISADO (PCL-R)
Descrição do material
3.1. Orientações gerais ao aplicador
4. ANÁLISE DA PONTUAÇÃO DO PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO –REVISADO (PCL-R)
4.1. Considerações para a análise da pontuação versão coletiva/rastreio educacional do Protocolo Cognitivo-linguístico – Revisado (PCL-R)
4.2. Considerações para a análise da pontuação da Versão Coletiva e Individual do Protocolo Cognitivo-linguístico – Revisado (PCL-R)
4.3. Orientações sobre a análise do desempenho
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CADERNO DE APLICAÇÃO – PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO REVISADO VERSÃO COLETIVA/RASTREIO EDUCACIONAL
FOLHA DE REGISTRO DA CRIANÇA VERSÃO COLETIVA/RASTREIO EDUCACIONAL
FOLHA DE REGISTRO DO APLICADOR VERSÃO COLETIVA/RASTREIO EDUCACIONAL
CADERNO DE APLICAÇÃO – PROTOCOLO COGNITIVO-LINGUÍSTICO REVISADO – VERSÃO INDIVIDUAL
FOLHA DE REGISTRO DO APLICADOR VERSÃO INDIVIDUAL
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* Senha disponível dentro do livro na página 10.
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