PAY ATTENTION!
Programa de Intervenção dos Processos Atencionais para Crianças
Os déficits de atenção e Funções Executivas (FEs) estão relacionados a uma variedade de condições clínicas, incluindo trauma cerebral, anóxia/hipóxia, transtornos do desenvolvimento, exposição pré-natal a toxinas (como drogas e ácool) e transtornos de aprendizagem. A maioria das crianças com déficit de atenção é diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo esse um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo.
O sistema de treinamento dos processos de atenção para crianças PAY ATTENTION! foi modelado de acordo com o programa de Treinamento do Processo de Atenção (Sohlberg & Mateer, 1987a, 1987b). Inclui atividades adequadas à reabilitação dos problemas de processamento de atenção de crianças. Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual.
A versão brasileira do Pay Attention! envolveu um longo e criterioso processo de tradução e adaptação transcultural (Barbosa, Miranda & Bueno, 2014), e foi aplicada a um grupo de crianças entre 4 e 14 anos de idade com TDAH com o objetivo de analisar melhoras em medidas de atenção e memória operacional. Os resultados demonstraram que as crianças com TDAH apresentaram melhor orientação da atenção após o tratamento (categoria erros), melhor velocidade, consistência no tempo de reação e adaptação às exigências de mudança no tempo de resposta e melhor habilidade executiva – que envolveria o processamento, a manipulação e a atualização da informação (Recordação de Dígitos) – quando aplicado o programa Pay Attention! combinado ao metilfenidato.
Os materiais Pay Attention! incluem dois conjuntos de 24 cartões de família, três estímulos de casa com três distratores, um pen card contendo os áudios e as fichas de registro em formato PDF, uma campainha, duas canetas e um apagador.
Principais vantagens:
- Fornece um guia de intervenção para crianças;
- Permite identificar qual processo atencional necessita de intervenção;
- Possibilita avaliar melhoras durante o programa e realizar o procedimento de follow-up.
Avaliações
Não há avaliações ainda.