Este é o primeiro Guia Curricular brasileiro escrito para e com crianças e jovens especiais, que resultou de 15 anos de pesquisas em uma escola de Educação Especial, bem como em outras instituições e clínicas psicológicas. Está redigido de modo essencialmente didático e pode ser aplicado também a pessoas que não tenham limitações.
Ele é o retrato vivo do esforço conjunto de muitas pessoas, que acreditaram na ideia de que: é a cada passo, por menor de seja, que se constrói um caminho.
Seu objetivo é oferecer a profissionais da área de educação e reabilitação, professores, atendentes, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e, até mais importante, a pais, uma orientação sistemática para a instalação de habilidades básicas essenciais, para tornar a pessoa especial independente e competente na realização de certas tarefas rotineiras, ocupacionais ou até mesmo, quando possível, acadêmicas, ocupacionais e esportivas.
Três capítulos introdutórios ajudam o leitor a familiarizar-se com a proposta. O primeiro capítulo se propõe responder às perguntas: o que, como, onde, quando e por que ensinar e define a população a que se destina. O segundo capítulo apresenta os programas e seus tópicos principais. O terceiro discute alguns princípios de Análise Comportamental e o procedimento de coleta e análise de dados.
Tais princípios valem não apenas para a lista dos programas nele apresentados, como servem de guia para criar um sem-número de programas curriculares, ocupacionais, acadêmicos ou mesmo esportivos. Nesse sentido é um Guia em aberto, que poderá ser constantemente ampliado. Seu formato favorece que novos conjuntos de habilidades sejam a ele acrescentados, seja pelas descobertas na prática de atuação de pais, professores e profissionais, seja por novas pesquisas e conhecimentos na área de Educação Especial.
O quarto capítulo é um Guia Curricular completo, minuciosamente detalhado. Seus 18 programas permitem a aprendizagem de habilidades fundamentais para o desenvolvimento geral, emocional, social e cognitivo de crianças e jovens, especiais ou não. É principalmente útil para o ensino de crianças e jovens com defasagem ou distúrbio de desenvolvimento ou com problemas orgânicos limitadores.
A crença firme da autora de que todo indivíduo tem o direito e a capacidade de aprender, desde que lhe sejam dadas condições adequadas para tanto, permeia todo o Guia Curricular.
A 3ª edição contém dois textos novos. O primeiro resume as principais contribuições da pioneira Dra. Margarida para o desenvolvimento, em nosso País, da Análise Comportamental (AC), principalmente da AC Aplicada para a educação de crianças e jovens, de modo particular para os que demandam Educação Especial. O segundo, enumera os passos percorridos e indica alguns dos que ainda precisam ser dados, para o pleno desenvolvimento da AC no Brasil.
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