A área de Psicologia Escolar e Educacional vem produzindo um conjunto importante de pesquisas que buscam compreender como as crianças entendem e explicam seu processo de escolarização. Os pesquisadores convidados a compor esta coletânea tiveram contato direto com trabalhos voltados para a infância e desenvolveram pesquisas metodológicas de aproximação à criança e à sua escolarização, sendo que grande parte defendeu trabalhos em bancas de programas de pós-graduação em Psicologia, tanto em níveis de mestrado quanto de doutorado, nos melhores programas do Brasil.
Capítulos: 1. Apresentação – A psicologia ouvindo crianças na escola: abordagens qualitativas e desafios metodológicos; 2. Prefácio – Ouvir crianças: uma tarefa complexa e necessária; 3. Criança-sujeito: experiências de pesquisa com alunos de escolas públicas; 4. Cultura infantil e psicologia: contribuições da abordagem etnográfica para a pesquisa com crianças; 5. Subjetividade e relações étnico-raciais: a criança negra na escola; 6. Rejeição infantil: o papel dos colegas de escola e professores; 7. A entrada do bebê na escola e seu processo de adaptação; 8. Conhecendo a perspectiva de alunos acerca da Progressão Continuada: apontamentos metodológicos; 9. Promoção da paz e metodologia de pesquisa: uma vivência sociocultural construtivista; 10. Construindo modos de conversar com crianças sobre suas produções escolares; 11. A escrita na perspectiva histórico-cultural: metodologia etnográfica de pesquisa; 12. A dor e a delícia de entrevistar crianças na construção de um procedimento metodológico infantil.
Avaliações
Não há avaliações ainda.