Os trabalhos compilados neste livro se inserem no campo de estudo da linguagem com trabalhos de pesquisadores de áreas distintas, como a Fonoaudiologia, a Linguística, a História e a Educação, e chamam a atenção para a relação entre a oralidade e a escrita e o trabalho com os gêneros textuais, tema central da obra, que destaca o letramento como uma importante ferramenta de inserção social. A obra apresenta como grande diferencial a aproximação entre a teoria da linguagem e a prática da oralidade e da escrita, seja em sala de aula, seja na clínica fonoaudiológica, que, por excelência, intenciona otimizar habilidades linguísticas orais e escritas. Traz, ainda, resultados de pesquisas recentes realizadas com sujeitos considerados “normais” e com aqueles com necessidades especiais. Não é de admirar, portanto, que ele se dedique a temas de disciplinas como Desenvolvimento da linguagem oral e escrita, Intervenção fonoaudiológica na linguagem oral e escrita, (Fonoaudiologia), Alfabetização, Educação Infantil (Pedagogia), Educação Especial (Pedagogia e demais cursos de licenciatura), Linguística, Prática de Ensino (Letras), Necessidades Educativas Especiais (Psicopedagogia) e diversas outras, além de oferecer uma abordagem especial de interesse em cursos de especialização, mestrado e doutorado.
Sumário
Repensando as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita infantil ……………. 17
Marcas de oralidade na escrita de um afásico com dificuldades expressivas …… 29
Marcas de oralidade e interatividade na escrita na clínica fonoaudiológica …..57
Gêneros textuais escritos e suas funções sociais em comunidade de surdos …….69
A escrita: sua origem e desenvolvimento original …………95
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