Descrição
Este material tem como objetivo estimular a habilidade semântico-lexical, promovendo a conexão entre conceitos com base nas relações entre os elementos. Através de funções ou atributos, estabelece-se a maneira como a linguagem organiza os significados, auxiliando na compreensão de como as palavras se inter-relacionam e se estruturam no vocabulário. Dessa forma, busca-se contribuir para o desenvolvimento da linguagem e a ampliação do léxico mental.
Informações
PÚBLICO-ALVO:
Crianças a partir de 2 anos de idade, em etapa de desenvolvimento da linguagem, portadoras de atrasos ou transtornos de linguagem.
MATERIAL:
60 cartas para estimulação das relações de significado entre as palavras (30 cartas-pergunta e 30 cartas-resposta).
INDICAÇÃO:
Estimulação da linguagem em contexto clínico, educacional ou familiar, por profissionais da Fonoaudiologia, Pedagogia e por pais.
MODO DE USO:
As cartas devem ser separadas em dois grupos: 30 cartas com os elementos de pergunta e 30 cartas com os elementos de resposta.
Sugere-se que o mediador estabeleça a quantidade de cartas com que deseja trabalhar, com a finalidade de favorecer a organização dos estímulos e estabelecer o grau de dificuldade da tarefa que desejar aplicar.
Com suporte visual da carta, deve ser realizada a pergunta “O que falta?”, , e a criança deverá buscar, dentre as imagens nas cartas, a que estabelece relação de significado com os elementos da carta-pergunta.
Em nível mais avançado, pode-se trabalhar com as cartas de perguntas sem o suporte visual das respostas.
Mediante a evocação imediata da criança ou em face da necessidade de auxiliá-la na elaboração da resposta, o mediador deverá apresentar as opções de resposta, revelando as cartas.
A associação entre as imagens apresentadas nas cartas de perguntas poderá disparar a evocação imediata da relação entre os elementos. Diante disso, sugere-se que sejam exploradas as justificativas para as conexões realizadas entre os elementos e para a formação dos conceitos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.