O estudo das competências sociocognitivas ocupa um lugar central na investigação do desenvolvimento sociocognitivo e é, atualmente, um dos tópicos de pesquisa mais produtivos da psicologia contemporânea.
Os temas abordados apresentam como característica comum a aceitação da interação social como propulsora dos diversos aspectos do desenvolvimento sociocognitivo. Assim, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, em especial em seus aspectos pragmáticos, a evolução da capacidade de representar a si e aos outros como seres dotados de estados mentais, a capacidade, o desenvolvimento precoce do julgamento moral autônomo e a importância da empatia como construto que interliga os aspectos cognitivos e afetivos presentes na sociocognição atesta esta preferência teórico-epistemológica.
Os autores esperam que os trabalhos apresentados promovam a troca entre pesquisadores de várias áreas sobre o tema das competências sociocognitivas e suscitem novas e produtivas investigações, tornando este livro uma ferramenta útil para a consulta de psicólogos, pesquisadores e estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação, que têm interesse no atendimento clínico e educacional das crianças.
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