Atualmente várias conexões vêm sendo estabelecidas entre os campos de Neurociências e Educação, com foco nos transtornos e desordens de aprendizagem, o que culminou na profissão da Neuropsicopedagogia Clínica. O livro “Neuroeducação e Neuropsicopedagogia: transtornos e casos clínicos” traz relatos de casos clínicos que auxiliam na formação profissional do neuropsicopedagogo ampliando suas possibilidades no uso de estratégias diferenciadas. Cada capítulo aborda um tipo diferente de transtorno ou desordem que afeta a aprendizagem, descrevendo atividades, protocolos e jogos que podem ser utilizados nas etapas de avaliação e intervenção neuropsicopedagógicas. Com este livro, o leitor tem a possibilidade de ampliar seu repertório de técnicas e práticas na atuação clínica, integrando os conhecimentos neurocientíficos à aprendizagem. Esta obra é inovadora e surpreendente! Boa leitura!
Sumário:
PREFÁCIO
Simaia Sampaio
INTRODUÇÃO
Bianca Isabela Acampora. S. Ferreira
A NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA: O QUE FAZER NA PRÁTICA?
Bianca Isabela Acampora S. Ferreira
A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NA AFETIVIDADE DO SUJEITO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Carla Barbosa Ferreira
TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: O QUE É E COMO ESSE CÉREBRO FUNCIONA
Tatiana Borges Machado Rodrigues
TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: ESTUDO DE CASO ACERCA DOS PROCEDIMENTOS PARA A INTERVENÇÃO CLÍNICA
Katerine Neto Fontoura
AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA PARA O TDAH
Maria Francisca Ribeiro Barbosa Monteiro
O método estruturado teacch como intervenção neuropsicopedagÓgica para crianças com transtorno do espectro autista
Alana Florindo Lourenço
UM OLHAR NEUROPSICOPEDAGÓGIGO DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESCRITA E LEITURA
Margareth Nunes Ribeiro
A ATUAÇÃO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA NAS DIFICULDADES ESCOLARES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: CONCEITUANDO OS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM RELACIONADOS À LEITURA E ESCRITA
Nayara Cabral de Sá Ribeiro
AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM COM PREJUÍZO NA LEITURA E ESCRITA
Jossana dos Santos Bartolazzi Barbosa
AS CONSEQUÊNCIAS DA PREMATURIDADE NOPROCESSO DE APRENDIZAGEM À LUZ DA NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
Drihely Ribeiro Rodrigues Marques
AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA PARA OS TRANSTORNOS DE BASE EMOCIONAL E FAMILIAR
Joanna Cabral dos Reis
Avaliações
Não há avaliações ainda.