O livro Neurociência Pedagógica: a Ciência do Cérebro aplicada à Aprendizagem Escolar se destaca no cenário nacional por sua abordagem única, fruto acumulado da formação e experiência de diversos profissionais da área. É de leitura obrigatória para todos aqueles que desejam estar atualizados com as demandas atuais da educação e da ciência do cérebro.
Dirigido a professores, realiza a importante integração entre os conhecimentos advindos da Neurociência Pedagógica com o fazer docente na sala de aula, fornecendo os fundamentos científicos necessários para o trabalho com as novas exigências do século XXI na área educacional. Conhecer os fundamentos da Aprendizagem baseada na Ciência do Cérebro é uma exigência cada vez mais presente na formação de professores que desejam contribuir para que seus alunos se tornem cidadãos conscientes, responsáveis e condutores da própria existência para um mundo melhor, mais inclusivo e mais humano.
“O livro Neurociência Pedagógica revela-nos com clareza ímpar as habilidades do cérebro dos alunos para se comportarem social e emocionalmente de forma positiva e adequada e para aprenderem a usar as funções cognitivas, quer da linguagem corporal e motora, quer da criatividade artística, bem como subsequentemente, da linguagem falada e da linguagem escrita nas suas modalidades receptivas e expressivas, assim como da linguagem quantitativa e científica”.
Vitor da Fonseca
Sumário:
PREFÁCIO ……………………………………………………………………………… 11
Vitor da Fonseca
PARTE I – BASES DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA ……………………… 15
CAPÍTULO 1 – Neurodidática: a Neurociência na Prática Pedagógica ……………………………………………… 17
André Luiz de Britto Teles Codea
CAPÍTULO 2 – A Contribuição da Ciência do Cérebro para uma Escola Inclusiva e Humanizadora ……………………………………… 39
Marta Pires Relvas
CAPÍTULO 3 – Neuroplasticidade: quebra de um dogma da Neurociência ………………………………………………………… 49
Isabele Henze
CAPÍTULO 4 – Neurociência da Adolescência ………………………………….. 59
Paulo Rodrigues
CAPÍTULO 5 – O Estresse no Processo de Aprendizagem ……………….. 69
Sylvia Pabst
CAPÍTULO 6 – Afetividade e Emoção no Processo de Ensino e Aprendizagem ………………………………………….. 87
Monica Panasco
CAPÍTULO 7 – Criatividade, Inteligência e Bem-Estar Psicológico: um olhar em jovens e idosos …………………………………………………………….. 101
Adriana Miranda
PARTE II – MOVIMENTO E APLICAÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA …………………………………………….. 119
CAPÍTULO 8 – Neurociência e Motricidade na Educação Infantil ……. 121
Vasco Manuel Martins do Amaral
CAPÍTULO 9 – Neurociência da Psicomotricidade ……………………………. 141
Fátima Alves
CAPÍTULO 10 – O Componente Emocional da Motricidade Humana segundo a Neurociência …………………………………………………….. 151
Fátima Vasconcellos
CAPÍTULO 11 – Neurociência e Estimulação Congnitiva ………………….. 165
Michelle Rebello
CAPÍTULO 12 – Transtornos Específicos de Aprendizagem …………….. 177
Bruna Fonseca
CAPÍTULO 13 – A Importância do Estudo Encefalográfico para os Processos Atencionais durante o Aprendizado …………………… 189
Cláudia Diniz da Silva
CAPÍTULO 14 – O olhar para a Inclusão: afeto, sensório-percepção, movimento e o sujeito cerebral ………………………. 199
Patrícia Monteiro Lima Chagas
CAPÍTULO 15 – Elementos Afetivos e Cognitivos no Ensinoe Aprendizagem da Química: uma abordagem neurocientífica ………. 211
Pedro Henrique Schumann
POSFÁCIO ……………………………………………………………………………… 221
Fernando Arduini Ayres
Avaliações
Não há avaliações ainda.