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Neurociência e transtornos de aprendizagem

R$52,00

Este livro pode ser indicado a profissionais da educação, pais e todos os responsáveis pelo processo de educar pessoas, conhecendo as dimensões que o humano possui em aprendizado. A obra pretende mostrar como a Neurociência pode ser aplicada em sala de aula, pelo funcionamento dos estímulos cerebrais, com o objetivo de criar vínculos e conquistas solidárias no cotidiano, por meio da observação, interação e acolhida a todos que aprendem.

144 Páginas

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Currículo da autora:

Palestrante, conferencista e consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Escolar.

Professora. Bióloga. Neurobióloga. Psicopedagoga. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Doutora e mestre em Psicanálise. Pós-Graduada em Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem.

Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM, ministrando as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional.

Autora dos livros: Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem; Neurociência e os Transtornos da AprendizagemNeurociência e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula; e Neurociência na Prática Pedagógica, todos publicados pela Wak Editora.

Sumário:

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO ÀS NEUROCIÊNCIAS

Conhecendo as Neurociências e suas aplicabilidades no cotidiano humano

CAPÍTULO II – COMO O CÉREBRO HUMANO APRENDE E COMO GUARDA SABERES?

CAPÍTULO III – MANEIRA FÁCIL DE COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

CAPÍTULO IV – DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DOS NEURÔNIOS

CAPÍTULO V – A QUÍMICA DO COMPORTAMENTO

CAPÍTULO VI – DISTÚRBIOS, DIFICULDADES, PROBLEMAS, DISCAPACIDADES E TRANSTORNOS

– Termos utilizados em uma avaliação neurobiológica. Avaliar para incluir

CAPÍTULO VII – A NEUROANATOMIA VERSUS A LINGUAGEM E O HEMISFÉRIO DOMINANTE

– Conhecendo os sistemas envolvidos na aquisição de fala, escrita e aritmética

CAPÍTULO VIII – NEUROCIÊNCIAS E SÍNDROMES ENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

As Neurociências e suas contribuições diante das diferenças

A família do portador de necessidades especiais em uma visão sistêmica

Síndromes Neurológicas e os portadores de necessidades especiais

Síndrome de Gilles de La Tourette – Síndrome dos Tiques

Autismo

Síndrome de Asperger

Epilepsia

CAPÍTULO IX – A CRIANÇA E SUAS OUTRAS EFICIÊNCIAS NECESSITAM DE ATENÇÃO

A criança portadora de deficiência mental

A criança com lentidão de aprender

A criança e as Altas Habilidades

A criança com Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade

Como acontece a Hiperatividade no SNC?

Sugestões passo a passo para ensinar o TDAH

A criança e a Paralisia Cerebral

A criança e a emoção

A criança e a fobia escolar

A criança e a agressividade

A criança e os Transtornos de Humor

A criança e a Esquizofrenia

A criança e as Síndromes Genéticas

CAPÍTULO X – PLASTICIDADE CEREBRAL E PORTADORES DE OUTRAS EFICIÊNCIAS

Tipos de Plasticidade Cerebral

CAPÍTULO XI – O SUJEITO CEREBRAL E SUAS INTELIGÊNCIAS: EMOCIONAL  E MÚLTIPLAS. ENTENDER PARA INCLUIR

Conceito de Inteligência

A relação entre formas de inteligência e a educação

As emoções e a prática pedagógica

Razão ou emoção – quem manda em nós?

MÁQUINAS DE ESQUECER

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

Peso 0,400 kg
Dimensões 20 × 20 × 20 cm

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