Ao longo da história, a atividade docente foi modificando-se com o intuito de atender às necessidades da sociedade cada qual em seu momento. Desta forma, professores de todos os locais do mundo tiveram de ajustar-se às características dos processos de evolução de seu trabalho pedagógico. Atualmente, a profissão docente vem atravessando árduos momentos, pois, se antigamente o professor era visto como um profissional essencial à sociedade, hoje é um profissional que persegue a valorização e o reconhecimento de seu trabalho. Estudos recentes demonstram que a Neurociência com foco na carreira docente é de fundamental importância, pois seu objetivo não é o de fornecer nenhuma técnica pedagógica, mas sim de subsidiar conhecimento ao professor quanto a anatomia e a fisiologia do sistema nervoso e, paralelamente, ao comportamento humano durante o processo de ensino e aprendizagem escolar. Diante deste contexto, o tema “Neurociência e Carreira Docente” foi pensado como eixo principal desta obra, devido à lacuna científica que há sobre o assunto e visa fornecer uma ferramenta com foco para o exercício pedagógico. Desta forma, o docente que realizar a leitura deste livro poderá compreender e esclarecer algumas necessidades do educando, fortalecendo, assim, sua prática pedagógica em sala de aula. O livro “Neurociência e Carreira Docente” tem como objetivo acolher às necessidades e ansiedades dos docentes, atuando como ferramenta de estudo facilitador no que tange ao entendimento cognitivo, motor, emocional e comportamental do educando no decorrer do processo de ensino e aprendizagem escolar. Com a evolução da ciência e dos estudos sobre Neuroeducação, torna-se mais fácil compreender que o professor, cujas práticas pedagógicas possuam o embasamento neurocientífico, pode obter maior sucesso em sala de aula no processo de aprendizagem. Este docente passa a observar e entender seu aluno em sua totalidade, e não mais “fragmentados” como costuma acontecer ao longo da História da Educação. É na escola, em especial na sala de aula onde se edifica a autoestima, o altruísmo, a empatia, a solidariedade, a fraternidade, bem como onde há grande contribuição para a formação de caráter de nossas crianças. Convidamos você, leitor, a apreciar esta obra e, depois, procurar refletir o quanto ela poderá ter colaborado para uma visão mais ampla e humanizadora em sua prática docente.
Boa leitura!
SUMÁRIO:
Prefácio 9
Capítulo 1
Entre as sinapses e o aprendizado, existe
um docente – Jainne Martins Ferreira 13
Capítulo 2
Neurociência na sala de aula – Clarissa Schitine 31
Capítulo 3
A contribuição da Neurociência para a prática
da alfabetização e letramento – Glauciê Gleyds 39
Capítulo 4
Funções Executivas e
aprendizagem – Jane Corrêa 49
Capítulo 5
Neurociência, aprendizagem e currículo escolar:
fatores biológicos e sociais que influenciam na
prática pedagógica – Washington Adolfo Batista 61
Capítulo 6
A importância da coerência na banda alfa para
o processamento da atenção no aprendizado
escolar – Claudia Diniz da Silva 75
Capítulo 7
Dificuldades cognitivas em adolescentes em
medida socioeducativa: um desafio – Flavio
Roberto de Carvalho Santos 85
Capítulo 8
A Neurociências e o uso da maconha no processo
de aprendizagem de adolescentes – Rafael Regis
da Costa Rodrigues 95
Capítulo 9
Neurofeedback – Alex Santos Rocha 109
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