Escrever um livro é um desafio, mas escrever uma obra que congrega conhecimentos das áreas da fonoaudiologia, psicologia e pedagogia para apresentar um assunto ainda inovador no Brasil no ambiente educacional, como o Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), é um desafio ainda maior. Esperamos que o leitor ao ter contado com esta obra possa perceber a real contribuição que as páginas deste livro apresenta para a identificação precoce dos problemas de aprendizagem, o levantamento dos riscos para os transtornos de aprendizagem e a responsabilidade do uso do diagnóstico por profissionais que atuam na educação. Que esta obra venha a contribuir para a difusão de um modelo que respeita a relação desenvolvimento/aprendizagem, ao mesmo tempo que identifica com responsabilidade o risco da ocorrência dos transtornos de aprendizagem e propõe a intervenção como forma de confirmar ou não a sua existência. Boa Leitura! Capítulo 1 – Levantando problemas e possíveis soluções …………… 15 Capítulo 2 – O debate na alfabetização: teorias e evidências ………. 25 Capítulo 3 – Relação entre a fala e a escrita na Quarta Conferência NIHCD de 1972 …………………………………………………. 43 Capítulo 4 – As origens do conceito de consciência fonêmica e consciência fonológica ………………………………………. 61 Capítulo 5 – Relação causal entre consciência fonológica e aquisição da leitura-escrita ……………………………………………… 79 Capítulo 6 – Breve história dos Transtornos de Aprendizagem …….. 93 Capítulo 7 – Distinguindo Transtorno de Aprendizagem (TA) de Dificuldades de Aprendizagem (DA) …………………… 111 Capítulo 8 – Discutindo os Transtornos de Aprendizagem (TA): prevalência, sinais preditores, comorbidades e abordagem dimensional ………………………………….. 117 Capítulo 9 – O conceito de baixo rendimento escolar à luz da estatística: noções básicas para educadores ………… 131 Capítulo 10 – Alternativa à abordagem diagnóstica tradicional de TA: os modelos de resposta à intervenção (RTI) ……. 171 Capítulo 11 – Camada 1 do RTI ……………………………………………… 185 Capítulo 12 – Uma proposta de RTI de três camadas ………………….. 223 Apêndice – Atividades da proposta de RTI …………………………….. 253 Bibliografia ………………………………………………………………………..297
Modelo de Resposta à Intervenção RTI
R$94,00
Título: Modelo de Resposta à Intervenção – RTI – como identificar e intervir com crianças de risco para os transtornos de aprendizagem: Autor: Olga Valéria Campana dos Anjos Andrade, Paulo Estevão Andrade e Simone Aparecida Capellini ISBN – 978-85-8298-010-1 Preço de capa: R$ 65,00 320 páginas Peso – 0560 grs Edição – primeira em Agosto 2014
Disponibilidade: 10 em estoque
Avaliações
Não há avaliações ainda.