Em muitos países, o bullying entre jovens e na escola é um importante problema social. Ele envolve repetidos ataques contra uma pessoa mais fraca ou relativamente indefesa; pode ser de natureza física, verbal, exclusão social severa, ou, atualmente, o cyberbullying – usando telefones móveis e internet. Este abuso intencional de poder para ferir os outros pode acarretar sofrimento e perda de autoestima nas vítimas e, em casos extremos, pode contribuir para suicídios. Aqueles que praticam o bullying não estão aprendendo sobre um comportamento responsável e carinhoso com os outros; e os espectadores que veem o bullying acontecer, se não forem controlados, estão aprendendo que esses comportamentos são tolerados. “Mitos e fatos sobre bullying: Orientações para Pais e Profissionais” é uma contribuição oportuna para este esforço.
Os organizadores são pesquisadores que atuam na área e que compilaram uma forte seleção de capítulos que nos conduzem através dos principais aspectos do que sabemos sobre o bullyingescolar (incluindo sua identificação), o cyberbullying (tema relativamente novo), a compreensão de o porquê os praticantes do bullying agirem dessa forma, os papéis no bullying e seus correlatos, o vínculo com o uso de drogas na adolescência e os tipos de intervenções que podem ser implementados para reduzi-lo. Ele foi elaborado pensando nos pais, professores e público em geral, que demonstram a carência de um entendimento adequado do fenômeno bullying. Percebem-se concepções e crenças distorcidas acerca do bullying, que visam punir o agressor, mas que podem estigmatizar as vítimas mesmo quando almejam auxiliá-las. Com uma linguagem clara e objetiva, desmitifica e mostra os verdadeiros fatos do bullying, por meio da identificação, do esclarecimento do que também é o cyberbullying, mostrando que é importante dar atenção ao agressor, relacionando as patologias decorrentes, a relação com as drogas e como manejar e tratar esse processo.
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