Nesta obra, o autor oferece sugestões para transformar a escola num ambiente inclusivo. Segundo ele, é preciso que as escolas sejam preparadas para receber e ambientar os alunos em processo de inclusão, e isto envolve práticas bem pensadas, discussão com pais e alunos, preparação das famílias dos portadores de deficiências e/ou limitações no processo de socialização.
Sumário:
A construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços
Questões importantes acerca da construção de ambientes educativos
Lidando com a divisão de crianças por faixas etárias
O mercado da educação e os desafios para os profissionais nos trâmites dos espaço
A avaliação inicial e a avaliação final aplicadas para a melhoria dos ambientes educativos
A depuração dos ambientes educativos contaminados
A concepção de ambiente educativo informa
As visitas monitoradas, os passeios, as excursões com alunos e o aproveitamento desses ambientes educativos informais
Os ambientes educativos por excelência: a biblioteca, a brinquedoteca, as salas ambientadas e outros
As condutas típicas e os conflitos afeto-emocionais nos ambientes educativos
Fronteiras, periferias e justaposições na construção dos ambientes educativos
Saúde em educação: desafios para os profissionais de saúde e esperança para os usuários
Últimos desafios para construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços
Práticas inclusivas a partir de atividades, brincadeiras e dinâmicas para grupos de convivência
Referências
Anexos
Resolução CNE / CEB N.º 2, 11 de setembro de 2001
– A Declaração de Salamanca Sobre Princípios, Política e Prática em Educação Especial
– Declaração de Direitos das Pessoas Deficientes
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