A produção do conhecimento na Educação requer o reconhecimento da pluralidade das interpretações oriundas dos diferentes níveis de consciência, o que significa dizer que a consciência racional é apenas um tipo de consciência. Necessitamos reconhecer que há outras formas de consciência que possibilitam a compreensão da realidade e, essa concepção tem seu fundamento nos paradigmas transpessoal, espiritual, da física quântica e da complexidade.
A metodologia, pesquisa-formação, além de ser um instrumento de investigação é ao mesmo tempo um instrumento pedagógico que constitui uma íntima imbricação entre pesquisador e narrador, na perspectiva educativa de autoformação.
A pesquisa-formação possibilita ao sujeito participante o aprender a expor as suas sensibilidades, a aprofundar as relações entre pensar, escrever e viver, e a tornar-se mais conscientemente responsável pelo sentido conferido às buscas que animam a sua vida e responsável pelas valorizações que a orientam.
O trabalho pedagógico de autoformação não se confunde com o trabalho terapêutico da psicologia. É um trabalho imbuído de estratégias pedagógicas que orientam o sujeito para o despertar de sua capacidade criadora sobre a existência e o viver melhor consigo e com os outros.
Metodologia da Pesquisa-Formação na Escola
R$38,00
Autora: Adriana Loss
Disponibilidade: 2 em estoque
Peso | 0,400 kg |
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Dimensões | 20 × 20 × 20 cm |
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