Na presente obra, a Autora apresenta uma programação de ensino que foi submetida à pesquisa, por muitos anos, e mostrou-se como uma eficiente opção para o ensino da iniciação matemática para o aluno com deficiência intelectual, ou déficit cognitivo
Tem como objetivo familiarizá-lo com quantidades observáveis na vida prática e, por meio de procedimentos adequados, favorecer o seu processo de análise/síntese, tão importante tanto para as aquisições da leitura/escrita como para a contagem dos números.
A matemática ensinada para o aluno com deficiência intelectual pode ser chamada de ´a ciência dos números sensíveis´, ou seja, os números um, dois, três, quatro… devem ser tidos como ´coisas´ palpáveis antes que grafias abstratas dos numerais; a idéia do número deve preceder sempre o símbolo, assim como a criança primeiro fala as palavras antes de saber lê-las.
Essas e outras contribuições apresentadas nesta Obra decorrem de constante prática da Autora no ensino com esse tipo de aluno. Prática que foi submetida a constantes avaliações, de modo que o método empregado pode ser considerado aprovado e recomendável para os que necessitam lidar com alunos com deficiência intelectual, principalmente professores, psicopedagogos e psicólogos
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