Baseados em estudos de Neurociências, estes manuais apresentam todos os tipos de desafios, dos mais simples aos mais complexos. Estimulam o raciocínio lógico, a compreensão, a expressão, a memória, a percepção, a atenção e a criatividade, possibilitando ao aluno uma maior destreza mental. Crianças que os utilizam ficam mais espertas e aprendem a pensar de modo mais efetivo.
A coleção Manuais Papaterra-Escolas compreende quatro livros em ordem crescente de dificuldade, apresentando cada um dos níveis (1,2,3 e 4) grande variedades de exercícios.
O nível 1 pode ser indicado para criança a partir do Segundo Ano do ensino fundamental, o Nível 2 para crianças do Terceiro Ano, o Nível 3 para alunos do quarto e o nível 4 para o quinto ano ou conforme a orientação da escola.
O professor encontrará neste material, excelente fonte de estimulação da linguagem oral e escrita, que pode ser utilizado como auxiliar em seus objetivos pedagógicos.
AOS PAIS E PROFESSORES
PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS
1.Formando palavras
1.1.Colocar umas destas palavras nos espaços para formar novas palavras
1.2.Completar os espaços com as letras
1.3.Inserindo letras
1.4.Acrescentar letras
1.5.Acrescentar 3 letras para formar palavras
1.6.Retirando letras
1.7.Transferindo letras
1.8.Completar estas palavras
2.Letras em comum
2.1.Indentifique a letra comum a estas palavras e escreva-as nas linhas
2.2.Indentifique a letra comum a estas palavras e escreva-as nas linhas
3.Letras lógicas
4.Palavras disfarçadas
5.Transformando palavras
6.Palavras imbricadas
7.Características das palavras
8.Completar palavras compostas ou expressões
8.1.Cada grupo contém uma palavra comum a todos os itens
8.2.Completar com as palavras I
8.3.Completar com as palavras II
9.Completar sentenças
10.Inserir palavras em sentenças
11.Vocabulário
11.1.Citar pelo menos dois significados para cada palavra
11.2.Faça duas frases com cada uma destas palavras, usando diferentes significados
11.3.Completar com nomes das figuras abaixo
11.4.Significado duplo ou triplo
11.5.Sinônimos ou antônimos
11.6.Completar as sentenças I
11.7.Completar as sentenças II
11.8.Indentificando características positivas
11.9.Adjetivos: descrições
11.10.Mútiplos significados
11.11.Escolhendo sinônimos ou definições de palavras
11.12.Qual destas palavras apresenta uma área significativa comum a
11.13.Escolhendo palavras pelas definições
LINGUAGEM FIGURATIVA
1.Provérbios
1.1.Completar os seguintes provérbios ou ditos populares
1.2.Provérbios
1.3.Completar as seguintes expressões idiomáticas
1.4.Reconhecer o uso de provérbios e expressões idiomáticas
1.5.Reconhecer expressões idiomáticas
1.6.Circular a definição que apresenta o sentido mais próximo a expressão dada
1.7.Reescreveer cada frase substituindo as expressões idiomáticas por outras palavras, sem alterar o significado
CRIATIVIDADE
1.Desenvolvendo um pensamento criativo
1.2.Vamos fazer o contrário do exercício anterior. Considerando a segunda frase, de termine as frases que podem precedê-la
1.3.A mesma frase pode ser completada de maneiras completamente diferentes, como tem sido ilustrado pelos exercícios anteriores
2.Tirando conclusões
Marque somente as que
3.Solução de problemas: identificando os prós e os contras
4.Soluçao de problemas: determinando problemas a partir de soluções
5.O quê: sim e não
6.Respondendo de formas opostas as questões
7.Respondendo às perguntas com outras perguntas
8.Modos de dizer
9.Solução de problemas: determinando possíveis causas
10.Solução de problemas: determinando problemas a partir de soluções subsequentes
PARA QUEBRAR A CABEÇA
1.Conceitos
1.2.Exercícios de lógica
3.Comparando significados
4.Humor: escolhendo a resposta mais engraçada
5.Pense e responda
6.Combinando charadas com respostas
7.Quem come “hot-dog”?
8.De quem é o papagaio?
9.Charadas
10.Pegadinhas
Avaliações
Não há avaliações ainda.