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Manual do Inventário Portage Operacionalizado – Avaliação do Desenvolvimento de Crianças de 0-6 Anos

R$179,90

O livro em questão baseou-se na tese de Doutorado de Lúcia defendida na USP, em 1983, que realizou estudo experimental para demonstrar que mães de crianças com deficiência poderiam ser orientadas em treino domiciliar, de forma a acelerar o desenvolvimento dos filhos (na ocasião, Ana Lúcia R. Aiello atuou como assistente de pesquisa). A intervenção baseou-se no Guia Portage de Educação Pré-escolar desenvolvido nos Estados Unidos, na cidade de Portage, Wisconsin, cujos autores originais foram Bluma, Shearer, Frohman & Hilliard, 1978.

O Guia Portage consiste em uma listagem de 580 comportamentos de crianças de 0 a 6 anos para as áreas de Desenvolvimento Motor, Linguagem, Cognição, Socialização, Autocuidados e uma área específica para bebês de 0-4 meses denominada de Estimulação Infantil.

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Autor(es): Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Lúcia Rossito Aiello

ISBN: 978853628085-1

Acabamento: Brochura

Número de páginas: 390

Publicado em: 16/07/2018

Área(s): Psicologia – Desenvolvimento; Psicologia – Escolar e Educação

 


SINOPSE

O livro em questão baseou-se na tese de Doutorado de Lúcia defendida na USP, em 1983, que realizou estudo experimental para demonstrar que mães de crianças com deficiência poderiam ser orientadas em treino domiciliar, de forma a acelerar o desenvolvimento dos filhos (na ocasião, Ana Lúcia R. Aiello atuou como assistente de pesquisa). A intervenção baseou-se no Guia Portage de Educação Pré-escolar desenvolvido nos Estados Unidos, na cidade de Portage, Wisconsin, cujos autores originais foram Bluma, Shearer, Frohman & Hilliard, 1978.

O Guia Portage consiste em uma listagem de 580 comportamentos de crianças de 0 a 6 anos para as áreas de Desenvolvimento Motor, Linguagem, Cognição, Socialização, Autocuidados e uma área específica para bebês de 0-4 meses denominada de Estimulação Infantil.

O Inventário Portage (IPO) era utilizado até então apenas para o ensino dessas habilidades. Nossa contribuição foi transformá-lo em um instrumento de avaliação para detectar em que etapa a criança se encontra e planejar as devidas intervenções necessárias. Para fazer isso, revimos todas as escalas de Desenvolvimento existentes e a literatura infantil e propusemos, para cada um dos 580 comportamentos listados, 4 componentes: a) a Definição do comportamento esperado; b) as Condições que o avaliador dever propor (ex. que instruções dar); c) o Material necessário (brinquedos etc.); e d) Critério de exigência para considerar o comportamento como tendo sido alcançado, possibilitando assim uma avaliação fidedigna do desenvolvimento infantil.

Tal instrumento denominado Inventário Portage Operacionalizado (IPO) é amplamente utilizado no Brasil. Por exemplo, em tal revisão analisamos 42 estudos publicados em revistas científicas brasileiras (sem levar em conta teses, dissertações, capítulos de livros etc.) envolvendo 1.000 crianças com 19 síndromes diferentes e 7 condições de risco distintas (como, por exemplo, viver em condições de pobreza, contaminação por chumbo, mães adolescentes etc.). Adicionalmente, constatamos que tais estudos foram realizados do Norte ao Sul do Brasil, por profissionais e pesquisadores diferenciados de áreas como Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Especial, Fonoaudiologia.

 


AUTOR(ES)

LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS

Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto, Canadá. Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Psicologia pela Universidade de Manitoba, Canadá. Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Profes­sora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Fundadora do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência – LAPREV, que faz pesquisa, ensino e extensão sobre o enfrentamento e prevenção da violência, intrafamiliar e a violência na escola. Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Pesquisadora do CNPq (nível 1-A). Autora de diversos livros e artigos científicos, tendo recebido premiações nacionais e internacionais (as mais pertinentes: Práticas Exemplares numa Perspectiva de Gênero e Etnia em Saúde, da Organização Panamericana de Saúde – OPAS/ OMS e Prevenção do Abuso Infantil da Women´s World Summit Foundation em Genebra, am­bos em 2009). Ministrou curso como professora visitante na Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Mar Del Plata (2010) e Universidade Nacional de Córdoba (2012), ambas na Argentina. Proferiu diversas palestras internacionais: na sede da International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect – ISPCAN, em Chicago, 2008, na sede da American Psychological Association em Washington, em 2009 e no Departamento de Psicologia da Southern Methotodist University – SMU, em Dallas (2013). Tem diversas parcerias internacionais, como por exemplo com a American Psychological Association – APA, para validação no Brasil do programa ACT de treinamento de pais. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2009-2013). Foi Professora Visitante (Visiting Fellow) em Sidney Sussex College, Universidade de Cambridge, Inglaterra (janeiro-março de 2015). Eleita para o Conselho da International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect – ISPCAN, gestão 2016-2022.

 

 

ANA LÚCIA ROSSITO AIELLO

Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Graduação em Formação de Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, autismo, família, mães com deficiência intelectual e intervenção precoce.

Peso 0,400 kg
Dimensões 20 × 20 × 20 cm

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