Título | MANUAL DE ESTRATEGIAS PARA DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE ATENCAO |
Organizadores(as) | Thaís Contiero Chiaramonte/ Gabriela Franco dos Santos Liporaci/ Simone Aparecida Capellini |
ISBN | 9788571480186 |
Edição / Ano | 1/2019 |
Número de Páginas | 225 |
Dimensões | 28X21X2 |
Capa | BROCHURA |
Este livro é resultado do Curso de Férias “Dificuldades e/ou Transtornos de Aprendizagem: Identificação e Intervenção Educacional”, onde os alunos dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Fonoaudiologia e pesquisadores do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem – LIDA- FFC/UNESP-Marília-SP reuniram conhecimentos científicos e humanísticos com o objetivo de aproximar as pesquisas às escolas públicas, articulando seus conteúdos ao currículo da educação básica. Resultante disso, este livro contém 15 capítulos que discorrem sobre as principais estratégias de avaliação e intervenção com as habilidades subjacentes ao processo de alfabetização, incluindo a atenção, habilidade percepto-viso-motora e função motora fina, habilidades metafonológicas e nomeação automática rápida, além de estratégias para leitura, compreensão de leitura, escrita ortográfica, escrita caligráfica, cálculo matemático.
Capítulo 1 – Estratégias para a Identificação Precoce de Escolares com Dislexia do Desenvolvimento
Marília Piazzi Seno, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 2- Estratégias para a Estimulação do Princípio Alfabético, Aliteração e Rima na Educação Infantil
Gabriela Franco dos Santos Liporaci, Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira César, Bianca dos Santos, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 3 – Estratégias Fonológicas como Proposta de Intervenção Precoce Para Escolares de Risco para a Dislexia
Cláudia da Silva
Capítulo 4- Estratégias de Intervenção com Habilidades Metafonológicas para Escolares do Ensino Fundamental
Fábio Henrique Pinheiro, Cláudia da Silva, Giseli Donadon Germano
Capítulo 5 – Estratégias para a Intervenção Multissensorial de Habilidades Metafonológicas
Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira César, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 6- Estratégias de Intervenção com a Nomeação Automática Rápida
Bianca dos Santos, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 7- Estratégias para o Trabalho com a Fluência de Leitura: Perspectivas e Atuais
Maíra Anelli Martins, Adriana Marques de Oliveira
APÊNDICE A
APÊNDICE B
Capítulo 8 – Estratégias de Intervenção com Leitura para Adolescente
Adriana Marques de Oliveira, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 9 – Estratégias On-Line para a Compreensão de Leitura de Textos Narrativos
Vera Lúcia Orlandi Cunha, Adriana de Souza Batista Kida
Capítulo 10 – Estratégias para a Avaliação das Dificuldades Ortográficas
Andrea Oliveira Batista, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 11- Estratégias para a Intervenção com as Dificuldades Ortográficas
Thais Contiero Chiaramonte, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 12 – Estratégias para a Intervenção na Produção de Texto
Maria Nobre Sampaio
Capítulo 13- Estratégias Percepto-visomotoras para Dificuldades com a Escrita Manual
Monique Herrera Cardoso
Capítulo 14 – Estratégias para a Estimulação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva
Giseli Donadon Germano, Larissa Sellin, Simone Aparecida Capellini
Capítulo 15 – Estratégias para a Intervenção em Dificuldades Matemáticas
Giseli Donadon Germano
Capítulo 16 – Estratégias de Intervenção e Manejo de Escolares com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em Sala de Aula
Graziele Kerges Alcantara, Simone Aparecida Capellini
Avaliações
Não há avaliações ainda.