DOS 4 AOS 14 anos
A “Lupita no Planeta da Leitura” é um jogo de tabuleiro desenvolvido com o objetivo principal de estimular a aprendizagem da Leitura e Escrita de forma técnico-pedagógica, em articulação com áreas como a Consciência Fonológica, a Atenção, a Memória, a Psicomotricidade e a Estimulação Cognitiva.
A Consciência Fonológica é a habilidade que possibilita destacar os sons da fala, identificá-los e/ou manipulá-los e refletir e trabalhar com fonemas, sílabas, rimas e aliterações. Freitas, Alves e Costa referem-se à Consciência Fonológica como a “capacidade de explicitamente identificar e manipular as unidades do oral.” (2007, p. 9) Sim-Sim acrescenta que é a habilidade de percecionar os sons independentemente dos seus significados que intitulamos de Consciência Fonológica (2006). De acordo com Mello (2005), citado em Relvas (2015), a Atenção corresponde “a um conjunto de processos que levam à seleção ou priorização no processamento de certas categorias de informação”. É acima de tudo uma função executiva responsável por muito do desempenho dos alunos na execução das competências académicas. É neste sentido que aqui a articulamos com a aprendizagem da Leitura e Escrita.
No que respeita à Memória, na relação aqui estabelecida com outros fatores que levam à melhor aprendizagem do processo de Leitura e Escrita, é o mecanismo que permite adquirir inicialmente, formar de imediato, conservar a médio e longo prazo e rechamar posteriormente as informações necessárias.
A Psicomotricidade é acima de tudo uma forma de intervenção através do corpo, unificando o corpo e a mente. A psicomotricidade surge como uma área que “estuda e investiga as relações e as influências, recíprocas e sistémicas, entre o psiquismo e o corpo, e o psiquismo e a motricidade do ser humano. Sendo que estas relações emergem da personalidade total do ser humano”. (Fonseca, 2010)
Na “Lupita no Planeta da Leitura” os jogadores serão motivados e absorvidos pelas diferentes atividades apresentadas, desempenhando um papel ativo no seu processo de ensino aprendizagem, nomeadamente na aquisição da leitura e da escrita.
Composição do jogo
1 Tabuleiro
5 Baralhos de Cartas
1 Baralho do Alfabeto.
2 Dados
6 Pinos
1 Conjunto de cartões com os Tabuleiros de Planetas
1 Cartão de vinil ( para escrita com caneta de apagar) para o Jogo do Galo
Círculos para as Caricas Planetárias
1 Tabuleiro Solar
1 Cubo Mágico
Pizzas Solares
Tiras Lunares
Barras Asteroides
Cones Celestes
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