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KIT Transtornos de aprendizagem 1 + Transtornos de aprendizagem 2 + Problemas de leitura e escrita

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Transtornos de aprendizagem 1

 

SUMÁRIO

Cap. 1. Paradigma neuropsicolinguístico: Refundação conceitual e metodológica na alfabetização de ouvintes, deficientes auditivos, cegos, surdos e surdocegos
Cap. 2. Neuromodulação e movimentos oculares na leitura de palavras: Estimulação transcraniana por corrente contínua
Cap. 3. Avaliando a ASPA (Avaliação Simplificada do processamento Auditivo): Normatização e efeito de inteligência não verbal sobre localização de fonte sonora e memória sequencial de sons verbais e não verbais
Cap. 4. Avaliando a BTTPA (Bateria de Testes para Triagem do Processamento Auditivo): Normatização e efeito de inteligência não verbal sobre localização de fonte sonora e memória sequencial de sons verbais e não verbais
Cap. 5. Processamento auditivo: treino auditivo formal
Cap. 6. Avaliando o PHF (Perfil de Habilidades Fonológicas): Efeitos de série escolar e de inteligência não verbal e indícios da importância do processamento visêmico
Cap. 7. Perfil da escrita da criança com dislexia
Cap. 8. Perfil neuropsicológico da criança com dislexia
Cap. 9. Associações enter habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem na escrita em crianças
Cap. 10. Estilos parentais e dificuldades de aprendizagem na escrita: Análise de suas correlações
Cap. 11. Disgrafia na infância: Aspectos psicomotores
Cap. 12. A aprendizagem da escrita na criança com disgrafia: Aspectos interventivos
Cap. 13. Avaliação de linguagem em pessoas com síndrome de Down: Uso de testes tradicionais e computadorizados
Cap. 14. Discalculia do desenvolvimento: Identificação e intervenção
Cap. 15. Ansiedade à matemática: Identificação, descrição operacional e estratégias de reversão
Cap. 16. Habilidades sociais na infância e adolescência
Cap. 17. Indicadores precoces de psicose e sua relação com o processo de aprendizagem
Cap. 18. Neuropsicológico no transtorno de ansiedade na infância e adolescência
Cap. 19. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: Uma revisão conceitual à luz da análise do comportamento
Cap. 20. A fonoaudiologia e o TDAH
Cap. 21. Contribuições da psicologia evolucionista para compreender as necessidades de intervenção do desenvolvimento de crianças autistas
Cap. 22. Avaliação da atenção seletiva e alternada em indivíduos autistas
Cap. 23. Habilidades semântico-pragmáticas no autismo de alto desempenho
Cap. 24. Estabelecimento de pontos de corte pela Teoria da Resposta ao Item (TRI) para uma prova equalizada com o ENADE
Cap. 25. Teoria de Resposta ao Item: Equalização da prova de Administração do ENADE
Cap. 26. Caracterização do perfil de leitura de escolares com dislexia
Cap. 27. Desempenho de escolares de ensino público e particular na adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura (PROLEC)
Cap. 28. Disgrafia e sua relação com o processo de aprendizagem e aspectos psicomotores
Cap. 29. Habilidades numéricas elementares: Ensinando de modo mais eficiente
Cap. 30. Avaliação neuropsicológica cognitiva da leitura: Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras
Cap. 31. Dificuldades de aprendizagem e funções executivas
Cap. 32. Como calcular o grau de dificuldade na escrita sob ditado das palavras ouvidas: Tabelas de decodificabilidade fonografêmina e visibilidade orofacial dos fonemas do Português brasileiro.

Transtornos de aprendizagem 2

 

SUMÁRIO

Cap. 1. A natureza componencial da leitura
Cap. 2. A avaliação da escrita da criança: Descritores para uma aprendizagem reflexiva
Cap. 3. Prevenção dos problemas de leitura e escrita: Impacto das habilidades fonológicas e da linguagem oral dos alunos do 1o ano no desempenho de leitura e escrita no 5o ano
Cap. 4. Avaliação de linguagem oral e escrita: O que avaliar? Como avaliar?
Cap. 5. Habilidades metalinguísticas e a escrita no Português do Brasil
Cap. 6. Morfologia da Língua portuguesa e seus desafios à aprendizagem
Cap. 7. Alfabetização, fracasso escolar e políticas públicas
Cap. 8. Visemas, quiremas, e bípedes implumes: Por uma revisão taxonômica da linguagem do surdo que substitua visemas por fanerolaliemas, e quiremas porsimatosemas para forma de mão (quiriformemas), local de mão quiritoposema), movimento de mão (quiricinesema), e expressão facial (mascarema)
Cap. 9. Avaliação de capacidades associadas à alfabetização bilíngue de crianças surdas: Um protótipo de sistema web baseado em metodologia cientificamente comprovada
Cap. 10. Acessibilidade auditiva: Uma necessidade atual para o deficiente auditivo no ambiente escolar
Cap. 11. Resposta ao modelo de intervenção (RTI): Uso de programas de intervenção com base fonológica e correspondência grafema-fonema como critério para dislexia
Cap. 12. Interagindo com alunos sem fala articulada em sala de aula
Cap. 13. Implementação de protocolos de avaliação de processamento auditivo
Cap. 14. Estudo da triagem do processamento auditivo e da avaliação da escrita antes e após treinamento auditivo
Cap. 15. Treinamento auditivo: Influência em habilidades de linguagem, atenção e memória
Cap. 16. O estatuto nosológico da discalculia do desenvolvimento
Cap. 17. TDAH e aprendizagem: Abordagem neuropediátrica
Cap. 18. Utilização de técnicas avançadas de ressonância magnética do crânio em portadores de TDAH
Cap. 19. Capacidade atencional e aprendizagem: Como medir a atenção e a eficácia terapêutica de diversos tratamentos
Cap. 20. Avaliação da inteligência nos Transtornos do Espectro do Autismo
Cap. 21. Desordens do Espectro do Autismo: Desenvolvimento de habilidades comunicativas
Cap. 22. Interfaces entre educação especial e comunicação alternativa: Enfocando as estratégias de ensino
Cap. 23. Comunicação alternativa e educação especial: Ações inclusivas para crianças e jovens com deficiência
Cap. 24. O uso de técnicas de neuromodulação na compreensão da razão e do afeto em processos decisórios
Cap. 25. Uso da eletroencefalografia na compreensão do comportamento e da cognição
Cap. 26. Recursos metalinguísticos na educação bilíngue Libras-Português do surdo: Como ler-escrever a articulação visível dos sinais de Libras via SignWriting e a das palavras faladas do Português via SpeechWriting  promovendo leitura orofacial e leitura-escrita alfabéticas.

Problemas de leitura e escrita

 

Este livro resgata e aprimora a abordagem fônica à alfabetização, fundamentando-a na história da evolução cultural da escrita, em modelos teórico-conceituais sobre o processamento cognitivo e em evidências experimentais científicas sobre o desenvolvimento de competências pela criança. Apresenta atividades lúdicas metafonológicas ricamente detalhadas e ilustradas, permitindo, assim, que sejam utilizadas efetiva e eficazmente tanto pelo professor como pelo profissional da clínica psicopedagógica. Descreve, ainda, os mais recentes achados internacionais em alfabetização que justificam a mudança de orientação rumo ao ensino fônico em países do primeiro mundo. Ao demonstrar experimentalmente a eficácia de procedimentos fônicos com crianças brasileiras, a obra busca contribuir para o real aprimoramento das práticas de alfabetização nas escolas brasileiras.

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