Esse kit é composto pelos baralhos:
– Funções Executivas I Memória Operacional
– Funções Executivas I Memória Operacional
– Funções Executivas II Velocidade de Processamento
Funções Executivas I Memória Operacional
A caixa “Funções Executivas I” é composta por 90 cartas que trabalham com a estimulação e a reabilitação cognitiva das habilidades de Memória Operacional, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva. As atividades estão divididas em níveis de complexidade, ou seja, do mais fácil para o mais difícil. É indicada para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
INSTRUÇÕES
As cartas estão divididas em 3 categorias
• Memória operacional
• Controle inibitório
• Flexibilidade cognitiva
MEMÓRIA OPERACIONAL
Recomendamos seguir a sequência de estímulos das cartas (de 3 a 7 estímulos), para um nível crescente de dificuldade. Primeiro memorizar as figuras ou histórias, pelo tempo determinado no cartão. Em seguida, vire o cartão de modo que o participante não tenha mais acesso ao estímulo e faça a pergunta distratora. Por último, pergunte sobre os estímulos memorizados.
CONTROLE INIBITÓRIO
Recomendamos seguir o nível crescente de dificuldade das cartas.
Leia todas as palavras e quando a palavra for uma COR, você deverá falar a cor e não a palavra que está escrita. Por exemplo, amarelo, falar a cor verde, pois está escrito na cor verde.
Dica: cronometrar o tempo do participante e comparar seu desempenho com ele mesmo, mediante o treino dessa habilidade.
FLEXIBILIDADE COGNITIVA
Recomendamos seguir as instruções de cada carta
Dica: cronometrar o tempo do participante e comparar seu desempenho com ele mesmo, mediante o treino dessa habilidade.
Funções Executivas II Velocidade de Processamento
INSTRUÇÕES
Os baralhos podem ser usados separadamente (por categorias: forma, animais e vestimentas) ou em conjunto.
Embaralhe as cartas e coloque-as empilhadas na mesa com a face para baixo. Vire uma a uma e fale, em voz alta, o que está sendo pedido acima, o mais rápido que você conseguir, ex: cor da figura, número ou forma. Se falar corretamente, na primeira tentativa, ganha a carta que corresponde a um ponto. Se errar, a carta vai para o final do monte.
Se jogar em dois ou mais jogadores, quem acertar mais rapidamente, ganha a carta.
Sugestão: Marque o tempo e os acertos de um baralho e treine para superar seus resultados. Treine com um, dois ou os três baralhos juntos para aumentar o nível de dificuldade.
Avaliações
Não há avaliações ainda.