O Ato de ler para a grande maioria dos leitores proficientes parece ser uma atividade simples, não oferecendo grandes dificuldades durante sua realização. No entanto, para que seja eficaz, é necessário um grande número de processos cognitivos e linguísticos e identificá-los se faz necessário para melhor intervir nas dificuldades que podem ser apresentadas durante a leitura. Esse livro propõe a você, profissional, que atua diretamente com escolares do 2º ano do Ensino Fundamental, um instrumento de avaliação da compreensão da leitura, para auxiliar na identificação de habilidades e dificuldades no aprendizado desses escolares.
Compreensão da Leitura de Palavras e Frases – Caderno de Provas
Sumário
Avaliação da compreensão de leitura de palavras e frases para escolares do 2º ano do ensino fundamental
1 – Compreensão da Palavra Escrita
Instrução: Preste atenção! Vou mostrar uma palavra e depois três desenhos. Escolha o desenho que combina com a palavra que você leu. Nós vamos praticar primeiro.
Durante a prática, o aplicador deve dar o retorno tanto positivo como corretivo para o escolar. Após o treino, avisar que vai iniciar o teste e que agora o aplicador não dará nenhum retorno nem que acertou se errou.
Pode-se repetir a etapa do treino se o escolar pedir ou se o examinador perceber que o escolar não compreendeu o que é para ser feito.
2 – Compreensão da Frase Escrita
Instrução: Preste atenção! Vou mostrar algumas frases. Fale se elas fazem sentido ou não. Vamos treinar antes!
Avise o escolar para ler cada frase fornecendo quanto tempo for necessário para ele. Avise também que o examinador não dará nenhuma assistência se ele não conseguir ler a palavra e, se isto ocorrer, o escolar deverá pular a palavra.
Pode-se repetir a etapa do treino se o escolar pedir ou se o examinador perceber que o escolar não compreendeu o que é para ser feito.
3 – Compreensão de Frases a partir de figuras
Instrução: Preste Atenção! Vou mostrar uma figura e três frases. Mostre qual frase combina com a figura que você viu. Vamos treinar primeiro.
Avise o escolar para ler cada frase fornecendo quanto tempo for necessário para ele. Avise também que o examinado não dará nenhuma assistência se ele não conseguir ler a palavra e, se isto ocorrer, o escolar deverá pular a palavra. Durante o treino, indicar para o escolar se ele acertou ou errou e, se errou, corrigir juntamente com o escolar.
Pode-se repetir a etapa do treino se o escolar pedir ou se o examinador perceber que o escolar não compreendeu o que é para ser feito.
Compreensão da Leitura de Palavras e Frases – Manual Teórico
Sumário
Referencial Teórico
Aquisição e desenvolvimento da leitura
Compreensão da leitura
Avaliação da compreensão da leitura
Descrição do procedimento
Critérios de aplicação
Critérios de correção
Procedimentos de normatização
Análise estatística
Caracterização do desempenho dos escolares de escola pública e particular
Correlação do desempenho dos escolares nas provas elaboradas
Normas de interpretação
Referências
Apêndice A – Ficha de Correção
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