TORRE DE LONDRES
Desenvolvido como base na Torre de Hanói, foi criado com o objetivo de oferecer um teste com níveis progressivos de dificuldades. Seu resultado mostra eficiência na identificação de comprometimentos relacionados aos circuitos pré-frontais adquiridos ou decorrentes de distúrbios neuropsiquiátricos.
Indicado para psicólogos, neuropsicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e profissionais afins das áreas de saúde e educação.
Material inédito, confeccionado em polipropileno, plástico resistente, fichas em formato de calendário, facilitando a aplicação, com dois lados um para o paciente e outro para o profissional.
Marca: Casa do Psicopedagogo.
Objetivo: Avaliar ou intervir nas funções executivas, especificamente as habilidades de planejamento e solução de problemas.
População: crianças e adolescentes (tabelas normativas de 11 a 14 anos).
Aplicação: Individual e em sessão única.
Cartão com posições utilizadas nas intervenções formato calendário.
Acompanha:
01 – Base com 03 pinos;
03 – Esferas (vermelha, azul e verde);
01 – Fichas de aplicação em formato de calendário, com fichas duplas, uma de frente para o paciente e outra de frente para o terapeuta.
Manual com descrição, instrução, evidências de validade e fidedignidade e dados normativos:
Dias, N. M.; Mecca, T. P. (Org.). Avaliação neuropsicológica cognitiva: atenção e funções executivas. Vol. 1. São Paulo:
Memnon, 2019.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA COGNITIVA (1): ATENÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS
Material que deve servir de subsídio para a prática da avaliação neuropsicológica cognitiva, por meio de explanações teóricas acerca dos construtos tratados e da disponibilização de instrumentos, acompanhados dos sumários de suas qualidades psicométricas e de tabelas de normatização que possibilitam interpretar os desempenhos de um indivíduo em relação ao esperado para seu nível de desenvolvimento.
Este Volume 1: ATENÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS contém:
– considerações sobre neuropsicologia e sobre avaliação neuropsicológica amparadas na abordagem do processamento de informação;
– os principais conceitos da psicometria;
– Teste de Atenção por Cancelamento;
– Teste de Trilhas: Partes A e B;
– Teste de Trilhas para Pré-escolares;
– Teste da Torre de Londres.
Licenças:
– Teste de Atenção por Cancelamento;
– Teste de Trilhas: Partes A e B;
– Teste de Trilhas para Pré-escolares.
CUBOS CORSI
É um instrumento que avalia o alcance da memória de curto prazo utilizando a alça visioespacial. Os primeiros estudos encontraram um padrão de dissociação dupla entre o desempenho na tarefa de dígitos e nos Cubos de Corsi em pacientes com lesão cerebral à esquerda e à direita, respectivamente. O teste consiste de uma base quadrada com nove blocos idênticos. O probando é instruído a repetir uma sequência de movimentos realizada pelo examinador, tocando os cubos. O escore total é calculado multiplicando o número de acertos obtidos pelo valor máximo da sequência atingida.
É usado para testar uma variedade de coisas, incluindo a perda de memória, testes de pacientes com lesões cerebrais, memória espacial e memória de trabalho não-verbal.
Aplicação: Avaliação Neuropsicológica;
Objetivo: avaliar memória operacional através do esboço visuoespacial;
Público: crianças (tabelas normativas de 4 a 10 anos).
Aplicação: individual e em sessão única;
Material: produzido em polipropileno (plástico resistente e leve);
Correção: manual.
Composto por:
Prancha com cubos numerados de 1 a 9 (tamanho 25x20x4).
Manual com descrição, instrução, evidências de validade e fidedignidade e dados normativos:
Dias, N. M.; Mecca, T. P. (Org.). Avaliação neuropsicológica cognitiva: memória de trabalho. Vol. 4. São Paulo:
Memnon, 2019
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA COGNITIVA (4): Memória de trabalho
Material que deve servir de subsídio para a prática da avaliação neuropsicológica cognitiva, por meio de explanações teóricas acerca dos construtos tratados e da disponibilização de instrumentos, acompanhados dos sumários de suas qualidades psicométricas e de tabelas de normatização que possibilitam interpretar os desempenhos de um indivíduo em relação ao esperado para seu nível de desenvolvimento.
Este Volume 4: MEMÓRIA DE TRABALHO contém:
– Memória de trabalho: entendendo o construto e modelos cognitivos;
– Bases neurobiológicas da memória de trabalho;
– Paradigmas de avaliação da memória de trabalho: instrumentos clássicos de avaliação;
– O impacto da memória de trabalho na aprendizagem e no desempenho acadêmico;
– O papel da memória de trabalho na compreensão leitora;
– Tarefa Span de Blocos – Corsi e Tarefa Span de Dígitos: estudos psicométricos, dados normativos, descrição e instruções gerais;
– Estudos de casos e modelos de utilização dos protocolos das tarefa.
TESTE DE ATENÇÃO POR CANCELAMENTO (licença)
O Caderno de Aplicação do Teste de Atenção por Cancelamento (Montiel e Seabra, 2012) contém breve ficha para anotação dos dados do aluno / paciente, Folha de Instrução, Folha de Treino e Folha de Aplicação. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
Este material faz parte da coleção AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA COGNITIVA: ATENÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS (Volume 1), organizada por Alessandra Gotuzo Seabra e Natália Martins Dias, publicada em 2012 por Memnon Edições Científicas Ltda. (ISBN 978-85-7954-025-7), e se encontra protegido pelos dispositivos da Lei 9.610, de 19/02/98. É proibida a reprodução deste arquivo, por quaisquer meios, caso não sejam atendidas as especificações e orientações dos autores e editores.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 5 A 14 ANOS
TESTE DE TRILHAS: PARTES A E B (licença)
O Caderno de Aplicação do Teste de Trilhas: Partes A e B (Montiel e Seabra, 2012) contém breve ficha para anotação dos dados do aluno / paciente, Folha de Instrução, Folha de Treino e Folha de Aplicação. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
Este material faz parte da coleção AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA COGNITIVA: ATENÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS (Volume 1), organizada por Alessandra Gotuzo Seabra e Natália Martins Dias, publicada em 2012 por Memnon Edições Científicas Ltda. (ISBN 978-85-7954-025-7), e se encontra protegido pelos dispositivos da Lei 9.610, de 19/02/98. É proibida a reprodução deste arquivo, por quaisquer meios, caso não sejam atendidas as especificações e orientações dos autores e editores.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 6 A 14 ANOS
TESTE DE TRILHAS PARA PRÉ-ESCOLARES (licença)
O Caderno de Aplicação do Teste de Trilhas para Pré-escolares (Trevisan e Seabra, 2012) contém breve ficha para anotação dos dados do aluno / paciente, Folha de Instrução, Folha de Treino e Folha de Aplicação. A boa qualidade de impressão deste Caderno é fundamental para o desempenho do probando.
Este material faz parte da coleção AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA COGNITIVA: ATENÇÃO E FUNÇÕES EXECUTIVAS (Volume 1), organizada por Alessandra Gotuzo Seabra e Natália Martins Dias, publicada em 2012 por Memnon Edições Científicas Ltda. (ISBN 978-85-7954-025-7), e se encontra protegido pelos dispositivos da Lei 9.610, de 19/02/98. É proibida a reprodução deste arquivo, por quaisquer meios, caso não sejam atendidas as especificações e orientações dos autores e editores.
PÚBLICO-ALVO: CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS
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