Este livro pretende chamar a atenção para o fato de que a constituição terapêutica é uma práxis constituída na e pela relação entre terapeuta e paciente. Aqui o leitor encontrará uma série de reflexões, técnicas e estratégias que procuram elucidar as questões sobre a formação do terapeuta e sua prática em diferentes contextos, tais como as Dificuldades de Aprendizagem, Inclusão, Bullying e as configurações clínicas.
Sumário:
Prefácio
Introdução
Capítulo 1 – Lidando com a angústia do não saber
Capítulo 2 – Em busca do contexto: primeiros contatos com a escola, com os pais e com as terapeutas anteriores
Capítulo 3 – A chegada de Valenthin: primeiras impressões
Capítulo 4 – Resgate da esperança
Capítulo 5 – A arte do recurso terapêutico
Capítulo 6 – Novas conquistas: paciente e terapeuta arriscando assumir desejos e posicionamentos
Capítulo 7 – A inclusão da família no processo terapêutico
Capítulo 8 – Novo paradigma: no lugar de treino descontextualizado, raciocínio clínico, atividades significativas e novos encaminhamentos para diagnóstico
Capítulo 9 – Rumo ao pleno desenvolvimento: paciente e terapeuta experimentam os riscos do viver autônomo
Capítulo 10 – Processo prático na vida
Apêndice
Posfácio por Josias DeBenedetti
Palavras de um testemunho psicopedagógico e arteterapêutico
Palavras de um testemunho fonoaudiológico
Palavras de um testemunho clínico-neurológico
Palavras de um testemunho clínico-ortodôntico
Palavras de um testemunho cênico
Referências
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