Relata experiências realizadas por educadores da região de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, relacionadas com o desenvolvimento de comportamentos considerados pré- ou co-requisitos para o processo de Alfabetização.
Os relatos são resultados de vários anos de pesquisas em escolas públicas, no final do século passado, onde foram planejados, aplicados e avaliados programas direcionados, principalmente, paras as crianças que apresentavam um ritmo inicial mais lento no processo de aprendizagem. No capítulo final, são apresentadas propostas de programas nas áreas de discriminação auditiva, visual, análise-síntese, coordenação motora e comportamento verbal, que podem ser desenvolvidos na educação infantil, com ênfase na fase inicial do processo de alfabetização.
Uma obra que descreve experiências com resultados positivos e propõe alternativas que poderão ser úteis aos educadores que atuam nessa importante etapa que é a educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Obra que reúne pesquisa realizada com educadores em alunos para detectar funções e habilidades pré alfabetizadoras que gerou os testes IAR CADERNO DE RESPOSTAS e IAR MANUAL.
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