O Guia para o Diagnóstico Psicopedagógico Clínico – Portfólio Profissional é um excelente instrumento para a práxis psicopedagógica, mas pode ser utilizado por outros profissionais envolvidos com a avaliação diagnóstica das funções executivas, cognitivas, conativas, psicomotoras e pedagógicas, como neuropsicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e psicomotricistas.
Oferece indicações precisas de todo o processo de investigação, com sugestão de formulários, testes, atividades, protocolos e outros recursos, auxiliando na constituição e construção do portfólio individual do paciente ou aprendente.
Sumário
PREFÁCIO 11
APRESENTAÇÃO 13
1. MATRIZ DIAGNÓSTICA 17
1.1 Modelo de Matriz Diagnóstica, Analítica e Psicopedagógica 18
2. DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO 19
2.1 Etapas do Diagnóstico Psicopedagógico 20
3. ENTREVISTA INICIAL OU CONTRATUAL 23
3.1. Encaminhamento da Entrevista 24
3.2. Ficha de Identificação da Clínica Psicopedagógica 25
3.3. Enquadramento Psicopedagógico 26
3.4. Sugestão de Contrato de Prestação de Serviço
para a Realização do Diagnóstico Psicopedagógico 27
3.5. Quadro de Rotina 28
4. AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA 29
4.1. Análise do Estudo e Rotina 30
4.2. Interesses e Habilidades Escolares 31
4.3. EAVAP-EF 32
4.4. EAME-IJ 32
4.5. EACI-P 33
4.6. Estilo de Aprendizagem – detecção e estratégias 33
4.7. Ficha de Registro de Entrevista com a Escola do Aprendente 34
4.8. TDE 35
4.9. PROADE 35
4.10. IAR 36
4.11. Coleção PRA-PRÉ 36
4.12. PROCOMLE 37
4.13. PRIPROF-T 37
5. ANAMNESE 39
5.1. PROANA 40
5.2. Linha do Tempo Cromática 41
5.3. Genograma 42
5.4. Anamnese Psicopedagógica para os Aprendentes
do Ensino Fundamental e Ensino Médio 43
5.5. Anamnese Psicopedagógica para os
Aprendentes da Educação Infantil 50
5.6. Raspadinha da Anamnese – Raspou, falou! 54
6. EOCA 55
6.1. Roteiro para a Avaliação da EOCA 57
7. PROVAS OPERATÓRIAS PIAGETIANAS 59
7.1. Formulário de Avaliação das Provas Operatórias 60
7.2. Aprendizagem e Nível de Operatoriedade 64
8. TÉCNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS 65
8.1. Provas Projetivas e Domínios 66
8.2. Sugestão de Protocolo de Registro das Técnicas Projetivas 69
9. AVALIAÇÃO MOTORA 71
9.1. POP-TT: Protocolo de Observação Psicomotora 72
9.2. BTN: Bateria de Testes Neuropsicológicos 72
9.3. Manual de Observação Psicomotora – Vitor da Fonseca 73
9.4. EDM III 73
9.5. Avaliação Psicomotora – Roteiro de Anamnese – Fátima Alves 74
10. TESTES E PROVAS COMPLEMENTARES 75
10.1. Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas 76
10.2. PCL-R 76
10.3. Protocolo de Identificação Precoce dos Problemas de Leitura 77
10.4. PROLEC e PROLEC-SE-R 77
10.5. ADFLU 78
10.6. Pró-Ortografia 79
10.7. Baralho das Emoções 79
10.8. Víneland-3 80
10.9. Perfil Sensorial 2 80
10.10. APET 81
10.11. TENA 81
10.12. TESTE TOL 82
10.13. Torre de Hanói 82
10.14. Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos 83
10.15. PROMAT 83
10.16. Coleção Papel de Carta 84
10.17. Token Test 84
10.18. TCLPP 85
10.19. Escala de Disgrafia em Crianças
com e sem Dificuldades de Escrita 85
10.20. ETDAH-II 86
10.21. Avaliação Neuropsicológica Cognitiva 86
10.22. SRS-2 87
10.23. DENVER II 87
10.24. Coleção TIAH/S 88
10.25. Compreendendo os Transtornos
Específicos de Aprendizagem 88
11. SÍNTESE DIAGNÓSTICA 91
11.1. Modelo de Registro – Síntese Diagnóstica Psicopedagógica 92
12. INFORME PSICOPEDAGÓGICO 99
13. DEVOLUTIVA PSICOPEDAGÓGICA 101
13.1. Planejamento da Devolutiva para os Responsáveis 102
13.2. Registro: O Que é Importante Fazer 104
13.3. Modelos de Autoanálise 105
13.4. Exemplos de Exercícios de Autoanálise 107
13.5. Livro Correspondência de Bartolomeu Campos Queirós 108
13.6. Uso Ideal do Tempo 109
13.7. Baralho ABCDE 110
13.8. Livro “O terceiro ouvido de James Misse 110
13.9. Encaminhamento para a Avaliação com Outros Profissionais 111
14. NOTA FINAL 113
POSFÁCIO 117
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