A atuação na Educação de Jovens e Adultos tem enfrentado grandes desafios em todo o país. As taxas de analfabetismo e baixa escolarização da população, o pouco financiamento e a ausência de políticas públicas voltadas para os sujeitos jovens e adultos pouco escolarizados se refletem também no baixo investimento na formação docente para esta área. Como a formação para a maioria dos educadores da EJA ocorre ao mesmo tempo que se dá a atuação em sala de aula, como formação continuada e não formação inicial, seus saberes profissionais se constituem no próprio contexto de ação. Assim, os cursos são espaços privilegiados de trocas, aprendizagens, construção de planejamentos etc. Por isso, necessitam fomentar a busca de estudos, pesquisas e outras práticas para o aprimoramento da ação educativa. Trabalhar com a formação de professores da EJA requer também uma análise política das condições em que se encontram as escolas dentro dos sistemas, tanto sociais quanto materiais.
Este livro nos convida a compreender a EJA como o espaço da formação, por isso traz alguns temas importantes, a partir da realidade e da diversidade dos sujeitos. Os conteúdos abordados partem da necessidade de trazer essa diversidade para o debate e a reflexão, discutindo as especificidades dos sujeitos atendidos, suas necessidades de aprendizagem, reconhecendo-os como sujeitos de direitos.
Sumário:
Apresentação 19
SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUEM SÃO ESTES ATUALMENTE? 29
Jaqueline Luzia da Silva
PESQUISA E LEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES 57
Márcia Cabral da Silva
A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO 87
Paula da Silva Vidal Cid Lopes
FORMAÇÃO DE LEITORES NA EJA: AS CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE LEITURA PARA A ALFABETIZAÇÃO 105
Solange Freitas da Mota
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO 125
Jaqueline Luzia da Silva
RELAÇÕES RACIAIS E OS ESTUDANTES DA EJA: DESDOBRANDO A LEI n.º 10.639/2003 149
Janaína de Azevedo Corenza
ALUNOS EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. QUAL QUESTÃO? 169
Giane Moreira dos Santos Pereira
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) 195
Hérica Ferreira dos Santos Marinate
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E ENSINO DE HUMANIDADES PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS 213
José Carlos Lima de Souza
A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE 233
Carlos Soares Barbosa
André Luís de Moura Pessô
QUESTÕES DE GÊNERO NA EJA: ALGUMAS REFLEXÕES 257
Ana Patrícia da Silva
A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS E PERCEPÇÕES 277
Erika Souza Leme
Michele Pereira de Souza da Fonseca
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 295
Katia Regina das Chagas Moura
A AFETIVIDADE COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM DE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 325
Severina Pereira de Lima Bragante
NÃO PODIA SER SÓ MAIS UM SILVA 363
Leonardo da Costa Ferreira
ACOLHIMENTO COMO MEDIADOR DA INCLUSÃO PEDAGÓGICA 379
Vanessa Santana Caetano
Avaliações
Não há avaliações ainda.