OBJETIVO
Auxiliar no processo diagnóstico do TDAH, com a possibilidade de distinguir a apresentação do transtorno, a intensidade e o nível de prejuízo existente (leve, moderado ou grave).
PÚBLICO-ALVO
Adolescentes e adultos com idade compreendida entre 12 e 87 anos.
APLICAÇÃO
Individual ou coletiva. É necessária apenas a utilização de uma caneta para preenchimento do Livro de Aplicação. A escala é autoadministrável (o próprio avaliando a responde) e o tempo de aplicação é livre.
DESCRIÇÃO
A ETDAH-AD é composta por cinco fatores: Desatenção: Relaciona-se às habilidades atencionais, persistência, organização e ritmo no desempenho das tarefas; Impulsividade: Está relacionado ao déficit no sistema inibitório e baixo autocontrole; Aspectos Emocionais: Avalia a presença de dificuldades emocionais, relacionadas com um humor deprimido, sensação de fracasso, dentre outras; Autorregulação da Atenção, da Motivação e da Ação: Capacidade de manter a organização e planejamento; Hiperatividade: Refere-se ao comportamento agitado, afobado e instável.
Possui normas em percentis, obtidas em uma amostra de 641 pessoas, de ambos os sexos, de seis cidades do interior de São Paulo e da capital paulista, cujas escolaridades variaram entre o ensino fundamental II e o ensino superior completo.
Autora
Edyleine Bellini Peroni Benczik
Psicóloga e neuropsicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É professora do curso de pós-graduação em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender do Grupo Saber/Cultura, SP. Já publicou vários livros e capítulos de livros relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), além de ser de sua autoria a escala nacional mais utilizada para a avaliação deste transtorno em crianças, a qual é apresentada no Manual da Escala para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.
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