INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E COGNITIVA
Chamamos de Estimulação Precoce toda aquela atividade de contato ou brincadeira com um bebê ou criança que propicie, fortaleça e desenvolva adequada e oportunamente seus potenciais humanos. Acontece através da repetição de diferente exercícios sensoriais que aumentam, por um lado, o controle emocional proporcionando à criança uma sensação de segurança e prazer; e, por outro, amplia a habilidade mental que facilita para elas a aprendizagem, já que desenvolve destrezas para estimular a si mesmas através das brincadeiras livres e do exercício da curiosidade e da exploração da imaginação.
É fundamental converter as atividades de estimulação precoce em uma rotina agradável que vá estreitando cada vez mais a relação pais-filho, aumentando a qualidade das experiências vivenciadas e a aquisição de ferramentas importantes de desenvolvimento infantil. Recordemos que seu objetivo é aproveitar o potencial da criança, não obrigá-la a aprender algo.
Devemos considerar a estimulação precoce como um presente que damos a nossos filhos. É um complemento de todos os cuidados com que os brindamos. Porém, não por possuir esse caráter complementar é pouco importante, já que é o melhor presente que podemos dar a eles depois de haver preenchido suas necessidades afetivas e físicas.
Com a estimulação não perseguimos a criação de gênios, mas sim de crianças mais completas, mais seguras de si e mais felizes.
Desta forma, a Coleção Estimulação Precoce têm o princípio de tratar toda Atividade do Primeiro Contato ou Brincadeira com um bebê ou a criança que propicie, fortaleça e se desenvolva adequadamente seus potenciais humanos.
Portanto, a Coleção Estimulação Precoce possibilita o professor a proporcionar Atividades enriquecedoras através meios repetitivos de diferentes Exercícios Sensoriais que aumentam a Habilidade Cognitiva das crianças.
Parte 1 – Introdução ao tema da Estimulação Precoce
cap.01 – Princípios da estimulação precoce
cap.02 – Desenvolvimento integral da criança
cap.03 – A inteligência e sua aferição
cap.04 – Como se desenvolve a inteligência?
cap.05 – As inteligências múltiplas e a inteligência emocional
cap.06 – Reggio Emilia
cap.07 – O projeto spectrum
Parte 2 – A linguagem, o jogo e a arte como meio para o desenvolvimento da inteligência
cap.08 – O jogo
cap.09 – A arte
cap.10 – A linguagem
cap.11 – Aperfeiçoando nossas competências como facilitadores
Parte 3 – Banco de Experiências e Atividades de Estimulação Precoce
– Informação, Competências da Estimulação Precoce
– Informação geral de 0 a 1 anos
– Atividades de Estimulação Precoce de 0 a 1 anos;
– Como construir um plano de atividades de estimulação e experiências de aprendizagem para crianças dos 0 aos 12 meses;
– Atividades de estimulação na área socioafetiva;
– Atividades de estimulação na área de linguagem;
– Atividades de estimulação na área cognitiva;
– Atividades de estimulação na área motora;
– quadros-resumo de atividades para a estimulação
Índice
– Informação, Competências da Estimulação Precoce; Características gerais e competências de 1 a 2 anos
– Atividades da Estimulação precoce Idade 1-2 anos; Como construir um plano de atividades de estimulação e experiências de aprendizagem para crianças dos 12 aos 24 meses; Atividades de estimulação na área socioafetiva; Atividades de estimulação na área de linguagem; Atividades de estimulação na área cognitiva; Atividades de estimulação na área motora; quadros-resumo de atividades para a estimulação
– 2 a 3 anos; Características gerais e competências de 2 a 3 anos; Como construir um plano de atividades de estimulação e experiências de aprendizagem para crianças dos 24 aos 36 meses; Atividades de estimulação na área socioafetiva; Atividades de estimulação na área de linguagem; Atividades de estimulação na área cognitiva; Atividades de estimulação na área motora; quadros-resumo de atividades para a estimulação.
– Banco de experiências: Informação e características gerais dos 3 aos 4 anos; Como construir um plano de atividades de estimulação e experiências de aprendizagem para crianças dos 36 aos 48 meses; Atividades de estimulação na área socioafetiva; Atividades de estimulação na área de linguagem; Atividades de estimulação na área cognitiva; Atividades de estimulação na área motora; Informação geral dos 4 aos 5 anos;
Competências dos 48 aos 60 meses; Como construir um plano de atividades de estimulação e experiências de aprendizagem para crianças dos 48 aos 60 meses; Atividades de estimulação na área socioafetiva; Atividades de estimulação na área de linguagem; Atividades de estimulação na área cognitiva; Atividades de estimulação na área motora;
Informação geral dos 5 aos 6 anos; Como construir um plano de atividades de estimulação e experiências de aprendizagem para crianças dos 60 aos 72 meses; Atividades de estimulação na área socioafetiva; Atividades de estimulação na área de linguagem; Atividades de estimulação na área cognitiva; Atividades de estimulação na área motora
– Experiências de aprendizagem: o que torna uma experiência significativa?; Acompanhamento das atividades de estimulação com música clássica; Transporte de líquidos; Brincadeiras na bacia; Brincadeira com areia; Sete brincadeiras dramatizadas em contextos letrados; Experimentando com; Conhecendo os fenômenos naturais; exploradores do espaço; Movimentos corporais; Bibliografia.
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