Search

JUNTOS SOMOS
MAIS FORTES

Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas Com Autismo

R$85,00

Fora de estoque

SKU: LIDEL4 Categorias: , ,

O objetivo deste  livro é auxiliar pais, cuidadores, educadores e terapeutas a ensinar Habilidades Básicas para pessoas com autismo, em um contexto de Intervenção Comportamental Intensiva (Terapia ABA).

Habilidades básicas consistem em comportamentos simples e iniciais, que, por sua vez, são requisitos para aprendizagens mais complexas: por exemplo, o contato visual é uma habilidade básica que é requisito para comportamentos mais elaborados, como falar ou interagir socialmente.

O livro apresenta um currículo que pode ser de grande utilidade para direcionar o primeiro ano de Terapia ABA intensiva com crianças que apresentam autismo ou outros transtornos do desenvolvimento, que não falam ou falam pouco, e que têm idade entre 1 e 6 anos.

Os procedimentos de ensino são descritos por meio de ilustrações didáticas e há protocolos para o registro das atividades, que têm a função de auxiliar na verificação da aprendizagem das habilidades básicas.

O material apresentado neste livros, em sua totalidade, foi desenvolvida pela equipe do CEI Desenvolvimento Humano, e os dados sobre a efetividade dos procedimentos aqui descritos foram publicados em diversos artigos científicos.

1 – ABA é um tratamento novo para o Autismo?

2 – Existe “Método – ABA”

3 – Qualquer profissional está habilitado a utilizar ABA?

4 – Como a análise do comportamento pode ser aplicada ao tratamento do Autismo? de maneira didática há três formas:

5 – O que se pode esperar de uma Terapia ABA?

6 – Por que se considera   que a intervenção comportamental intensiva é a melhor abordagem para o tratamento do Autismo?

7 – Quais são os critérios para se obter os melhores resultados em uma intervenção comportamental intensiva?

8 – Quais são as principais dificuldades encontradas para se fazer intervenção comportamental intensiva?

9 – É possível capacitar cuidadores para a intervenção comportamental intensiva?

10 – O modelo do CEI funciona?

 

Capítulo 1 – Avaliação do Desenvolvimento

Capítulo 2- Princípios Básicos de Análise do Comportamento

Capitulo 3 – Como utilizar este Manual?

3.1 – Currículo de ensino de habilidades básicas

3.2 – Rota para o ensino das habilidades básicas

Capítulo 4 – Protocolos de Registro

4.1 – Protocolos de objetivos e metas

4.2 – Protocolos abc

4.3 – Protocolos certo/errado

4.4 – Protocolos de ocorrência de respostas

4.5 – Protocolos de manutenção

Capítulo 5 – Habilidades de Atenção

5.1 – Sentar (1.1)

5.1.1 – Definição

5.1.2 – Procedimento

5.1.3 – Protocolo

5.1.4 – Critério de aprndizagem

5.2 – Esperar (1.2)

5.2.1 – Definição

5.2.2 – Procedimento

5.2.3 – Protocolo

5.2.4 – Critério de aprendizagem

5.3 – Contato visual (1.3)

5.3.1 – Definição

5.3.2 – Procedimento

5.3.3 – Protocolos de ensino

5.3.4 – Critério de aprendizagem

Capítulo 6 – Habilidades de Imitação

6.1 – Definição

6.2 – Procedimento

6.3 – orientações gerais sobre os protocolos

6.4 – Critério de aprendizagem

6.5 – Protocolos de cada um dos programas de imitação

Capítulo 7 – Habilidades de Linguagem Receptiva

7.1 – Definição

7.2 – Procedimento

7.3 – Orientações par aos programas

7.3.1 – Protocolos

7.3.2 – Critério de aprendizagem

7.4 – Orientações para os programas

7.4.1 – Protocolos: procedimentos e critérios de aprendizagem

Capítulo 8 – Habilidades de Linguagem Expressiva

8.1 – definição

8.2 – Apontar em direção a itens desejados (4.1)

8.3 – Produzir sons com função comunicativa (4.2)

8.3.1 – Procedimento

8.4 – Imitar sons (4.3)

8.5 – Aumentar os pedidos vocais (4.4)

8.6 – Nomear pessoas familiares (4.5)

Nomear objetos (4.6)

Nomear figuras (4.7)

Capítulo 9 – Habilidades Pré-Aacadêmicas

9.1 – Definição

9.2 – Coordenação olho mão (5.1)

9.3 – Emparelhar objetos (5.2)

9.4 – Emparelhar figuras (5.3)

9.5 – Emparelhar objetos e figuras (5.4)

9.6 – Usar o lápis (5.5) e usar a tesoura (5.6)

Capítulo 10 – Uso do Manual por cuidadores de crianças com Autismo: Estudo de caso

10.1 – Procedimentos adotados pelo CEI

10.2 – Caso Laura

10.2.1 – Perfil da criança

10.2.2 – Avaliação do desenvolvimento

10.2.3 – Ensino de habilidades básicas

10.2.4 – Resultados

10.3 – Caso João

10.3.1 – Perfil da criança

10.3.2 – Avaliações do desenvolvimento

10.3,3 – Ensino de habilidades básicas

10.3.4 – Resultados

10.4 – Conclusão geral

Capítulo 11 – Ensino simultâneo de Identificação e Nomeação para aprendizes falantes

Considerações finais

Referências

Peso 0,300 kg
Dimensões 25 × 30 × 5 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas Com Autismo”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Posso ajudar?