O objetivo deste livro é auxiliar pais, cuidadores, educadores e terapeutas a ensinar Habilidades Básicas para pessoas com autismo, em um contexto de Intervenção Comportamental Intensiva (Terapia ABA).
Habilidades básicas consistem em comportamentos simples e iniciais, que, por sua vez, são requisitos para aprendizagens mais complexas: por exemplo, o contato visual é uma habilidade básica que é requisito para comportamentos mais elaborados, como falar ou interagir socialmente.
O livro apresenta um currículo que pode ser de grande utilidade para direcionar o primeiro ano de Terapia ABA intensiva com crianças que apresentam autismo ou outros transtornos do desenvolvimento, que não falam ou falam pouco, e que têm idade entre 1 e 6 anos.
Os procedimentos de ensino são descritos por meio de ilustrações didáticas e há protocolos para o registro das atividades, que têm a função de auxiliar na verificação da aprendizagem das habilidades básicas.
O material apresentado neste livros, em sua totalidade, foi desenvolvida pela equipe do CEI Desenvolvimento Humano, e os dados sobre a efetividade dos procedimentos aqui descritos foram publicados em diversos artigos científicos.
1 – ABA é um tratamento novo para o Autismo?
2 – Existe “Método – ABA”
3 – Qualquer profissional está habilitado a utilizar ABA?
4 – Como a análise do comportamento pode ser aplicada ao tratamento do Autismo? de maneira didática há três formas:
5 – O que se pode esperar de uma Terapia ABA?
6 – Por que se considera que a intervenção comportamental intensiva é a melhor abordagem para o tratamento do Autismo?
7 – Quais são os critérios para se obter os melhores resultados em uma intervenção comportamental intensiva?
8 – Quais são as principais dificuldades encontradas para se fazer intervenção comportamental intensiva?
9 – É possível capacitar cuidadores para a intervenção comportamental intensiva?
10 – O modelo do CEI funciona?
Capítulo 1 – Avaliação do Desenvolvimento
Capítulo 2- Princípios Básicos de Análise do Comportamento
Capitulo 3 – Como utilizar este Manual?
3.1 – Currículo de ensino de habilidades básicas
3.2 – Rota para o ensino das habilidades básicas
Capítulo 4 – Protocolos de Registro
4.1 – Protocolos de objetivos e metas
4.2 – Protocolos abc
4.3 – Protocolos certo/errado
4.4 – Protocolos de ocorrência de respostas
4.5 – Protocolos de manutenção
Capítulo 5 – Habilidades de Atenção
5.1 – Sentar (1.1)
5.1.1 – Definição
5.1.2 – Procedimento
5.1.3 – Protocolo
5.1.4 – Critério de aprndizagem
5.2 – Esperar (1.2)
5.2.1 – Definição
5.2.2 – Procedimento
5.2.3 – Protocolo
5.2.4 – Critério de aprendizagem
5.3 – Contato visual (1.3)
5.3.1 – Definição
5.3.2 – Procedimento
5.3.3 – Protocolos de ensino
5.3.4 – Critério de aprendizagem
Capítulo 6 – Habilidades de Imitação
6.1 – Definição
6.2 – Procedimento
6.3 – orientações gerais sobre os protocolos
6.4 – Critério de aprendizagem
6.5 – Protocolos de cada um dos programas de imitação
Capítulo 7 – Habilidades de Linguagem Receptiva
7.1 – Definição
7.2 – Procedimento
7.3 – Orientações par aos programas
7.3.1 – Protocolos
7.3.2 – Critério de aprendizagem
7.4 – Orientações para os programas
7.4.1 – Protocolos: procedimentos e critérios de aprendizagem
Capítulo 8 – Habilidades de Linguagem Expressiva
8.1 – definição
8.2 – Apontar em direção a itens desejados (4.1)
8.3 – Produzir sons com função comunicativa (4.2)
8.3.1 – Procedimento
8.4 – Imitar sons (4.3)
8.5 – Aumentar os pedidos vocais (4.4)
8.6 – Nomear pessoas familiares (4.5)
Nomear objetos (4.6)
Nomear figuras (4.7)
Capítulo 9 – Habilidades Pré-Aacadêmicas
9.1 – Definição
9.2 – Coordenação olho mão (5.1)
9.3 – Emparelhar objetos (5.2)
9.4 – Emparelhar figuras (5.3)
9.5 – Emparelhar objetos e figuras (5.4)
9.6 – Usar o lápis (5.5) e usar a tesoura (5.6)
Capítulo 10 – Uso do Manual por cuidadores de crianças com Autismo: Estudo de caso
10.1 – Procedimentos adotados pelo CEI
10.2 – Caso Laura
10.2.1 – Perfil da criança
10.2.2 – Avaliação do desenvolvimento
10.2.3 – Ensino de habilidades básicas
10.2.4 – Resultados
10.3 – Caso João
10.3.1 – Perfil da criança
10.3.2 – Avaliações do desenvolvimento
10.3,3 – Ensino de habilidades básicas
10.3.4 – Resultados
10.4 – Conclusão geral
Capítulo 11 – Ensino simultâneo de Identificação e Nomeação para aprendizes falantes
Considerações finais
Referências
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