Parte I – Preconceito e Diferença na Escola Pública; Capítulos: 1. Aspectos que Permitem a Segregação na Escola Pública; 2. Histórias da Exclusão – e de Inclusão? – na Escola Pública; Parte II – Ensino Especial e Legislação; Capítulos: 3. Práticas Institucionais e Exclusão Social da Pessoa Deficiente; 4. Legislação e Situação Atual das Classes Especiais no Estado de São Paulo; Parte III – Psicodiagnóstico e Avaliação; Capítulos: 5. As Classes Especiais e uma Proposta de Avaliação Psicológica; 6. Respeitar ou Submeter: A Avaliação de Inteligência em Crianças em Idade Escolar; 7. O Profissional de Saúde e o Fracasso Escolar Compassos e Descompassos; Parte IV – Relativo de Experiências Capítulos: 8. Saúde e Escola: A Experiência de Santos; 9. Fórum de Saúde Mental; 10. Angústias de uma Alfabetizadora em Classe Especial.
Debate questões sobre educação especial: o preconceito e a negação das diferenças no sistema educacional, a legislação sobre os encaminhamentos, os modelos de avaliação e as experiências bem-sucedidas que procuram “driblar” o problema da exclusão.
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